terça-feira, junho 28, 2011

Versículos do dia

Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Isaías 48:17

Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. João 7:17

A Busca e a Proteção do Conhecimento - Inteligência Empresarial


Para compreender a importância e o significado de Inteligência e suas utilização no mundo empresarial, é preciso falar um pouco de sua história no Brasil e no mundo. O primeiro serviço de inteligência organizado de que se tem notícias foi montado na Inglaterra, por sir Francis Walsingham, ministro do exterior da rainha Elizabeth I, ainda na idade Média. Foi somente na idade contemporânea que o serviço adquiriu uma instituição com estrutura própria.
Atividades de inteligência no Brasil teve inicio em 1927, no governo de Washington Luís, coma criação do conselho de Getúlio Vargas, o CDN foi implementado, tendo sua denominação alterada para conselho superior de Segurança Nacional (CSSN).
Durante o Estado Novo, foram criados o Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), origem da atual política federal (PF), e a Delegacia Da Ordem Política e Social (Dops), que, segundo parâmetros da época, objetivava a correção de atitudes da sociedade.
No governo de Eurico Gaspar Dutra, em 1946, foi criado o serviço Federal de informações e contra-informsções (SFICI) e em julho de 1964, o serviço nacional de informações (SNI). Com sua extinção, em 1990, pelo então presidente da República Fernando Collor, criou-se a secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Em 1995, nasce a Agencia Brasileira de Inteligência (Adin).
Atualmente, no Brasil, o serviço de inteligência ainda é muito pouco utilizado, talvez porque os empresários temam sua utilização pesando nos anos pós-revolução de 64, quando o objetivo desse tipo de serviço era apontar pessoas ou grupo envolvidos em ações contra o governo federal.
É evidente que a finalidade hoje é outra: o grande objetivo é a manutenção de uma vantagem competitiva, garantindo a sustentabilidade da empresa no mundo globalizado. Os empresários não podem mais se preocupar tão somente com os clientes: é preciso estar atento a seus concorrentes.

Joffre Coelho Chagas Júnior
é gerente da superintendência de averiguação de sinistro da empresa GPS Logística e gerenciamento de Risco (PAMCARY). Mestre em Operações Militares, tem MBA de Gestão de Segurança Empresarial; Gestión de Seguridad Empresarial Internacional pala Universidade Pontificia Comillas de Madrid; especialista em segurança ABSO e cursos de investigação de Roubo da Carga; Gerenciamento de Risco no Transporte Rodoviário de Carga; Segurança e Criminalidade. É professor de investigação e Fraudes Empresariais e palestrante no MBA de Gestão de Segurança Empresarial, além de coordenador técnico da Brasiliano e Associados.