segunda-feira, março 11, 2013

Até Juscelino ficaria orgulhoso !

Eco tecnológico, JK 1600 está preparado para iniciar as operações - com conforto aos usuários e economia na manutenção

Por Eduardo Honda e Érica Marcondes


Atrium na cobertura: paisagismo, entrada de luz natural, acesso a vestiários e refeitório, além de espaço para geradores; além de vagas para ciclistas e fachada ventilada. Abaixo à esq.: fachada ventilada
Uma nova edificação comercial está pronta para estrear no mercado imobiliário de São Paulo. É o JK 1600, incorporação da Etoile em parceria com a Grifo Empreendimentos e a VR Empreendimentos, que encomendaram a construção da HOCHTIEF do Brasil e a arquitetura do renomado escritório Aflalo & Gasperini.
Localizado em uma das principais regiões corporativas da capital paulista – na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo a Faria Lima –, o edifício alia as tecnologias de um Triple A, aspectos sustentáveis de última geração e comodidade. “A ideia era ter um produto para gerar renda. Determinamos, então, que o melhor seria uma laje corporativa com tudo que um prédio de alto padrão oferece”, conta Roberto de Abreu Pereira, diretor da Etoile.
O investimento total de R$ 119 milhões deu origem a 15 pavimentos idênticos com previsão para dois conjuntos cada, entregues com forro modulado acústico, luminárias, sistema contra incêndio e piso elevado de 15 cm. O conceito Open Floor permite maior amplitude e flexibilidade de layout para os projetos de interiores – o que não impede que o andar seja convertido em espaços individuais. “Se for de interesse do inquilino, ainda há a possibilidade de instalar uma escada interna entre os pavimentos”, informa Pereira.
A fachada do edifício é em pele de vidro laminado instalado por meio de esquadria de alumínio sistema unitizado, com aplicação de granito Branco Ceará e vidro laminado tipo Low-e, que oferece luminosidade com características termoacústicas. A solução proporciona economia no uso do ar condicionado, somando pontos para o selo de certificação LEED, conquistado pelo JK 1600 na categoria NC (Nova Construção) nível Ouro.
Ainda no aspecto sustentável, destaque para o bicicletário, vestiário e vagas preferenciais destinadas a veículos elétricos ou menos poluentes. O empreendimento ainda adotou uma pequena praça construída na Rua Ramos Batista, adjacente ao prédio.
“A sustentabilidade sempre está inserida no conceito dos nossos projetos. Para nós, ela é um pré-requisito para um prédio Triple A, que também contempla localização, arquitetura e toda a tecnologia possível”, ressalta Pereira.
Espelho d’água surpreende já na entrada. Na foto ao lado: arquitetura imponente do teatro arena, para 200 pessoas
Um espelho d’água no térreo e um átrio no terraço (espaço social) são mais dois atrativos do produto imobiliário. Além da vista singular, a cobertura foi o local escolhido para os vestiários dos inquilinos, os geradores, o refeitório dos colaboradores e um pequeno jardim que atua como um sistema de drenagem da água da chuva.
Com todas as tecnologias prediais de um Triple A (confira no quadro na pág. 40), o edifício também é autossuficiente em caso de queda de energia. Um gerador de emergência a diesel tem a função de manter todas as operações em pleno funcionamento. Um teatro de arena complementa a estrutura.
Composto por forros e painéis de bambu, e acabamento da fachada em cerâmica extrudada, ele é de múltiplo uso e tem acesso independente, com recepção, foyer, café, bilheteria, camarins, salas de produção e capacidade para 200 pessoas.
Roberto de Abreu Pereira, diretor da Etoile
Operação verde
Com os serviços já contratados junto às empresas terceiras e valor médio do condomínio em R$ 17/m2, a gerenciadora Jones Lang LaSalle dá os toques finais para receber os primeiros inquilinos, que já realizam obras nos andares: Sab Group, SP Investimentos e Steel Case.
Para Gisele da Silva, assistente Administrativa de Obras da Etoile, tem início agora um desafio maior. O interesse pela certificação LEED de Operação já norteia os passos da administração predial, que precisará realizar um trabalho importante de conscientização dos usuários, além de manter a equipe de manutenção sempre atenta à eficiência dos processos e equipamentos do JK 1600.



Diferenciais técnicos
Transporte vertical
São cinco elevadores sociais com sistema de chamada antecipada, outro de serviço e dois que atendem às garagens e um tipo cargueiro, com acesso restrito ao teatro e capacidade para 1.500 kg.

Telefonia
Previsão para instalação de sistema digital de telecomunicações avançado com utilização de fibra óptica.

Hidráulica
Vasos sanitários equipados com controle de volume de água, sistema economizador de duplo fluxo e metais com sistema de fechamento automático.

Elétrica
500 lux de iluminação com a utilização de luminárias fluorescentes de alto rendimento tipo T5 + gerador de emergência a diesel com transferência automática e manual para atendimento a todas as cargas vitais da edificação.

Ar Condicionado
Cada conjunto será beneficiado por um condicionador tipo multi-split, com cinco unidades internas alimentadas por uma unidade condensadora, operando em VRF (fluxo de refrigerante variável).

Segurança
Catracas no acesso ao hall dos elevadores. Sistema de CFTV nas áreas comuns do empreendimento. Sistema de elevadores e escadas independentes entre os cinco subsolos e a torre.

Detecção e Combate de Incêndios
O edifício está equipado com todos os equipamentos exigidos pela lei, sendo: sistema de detecção e combate a incêndio, alarme audiovisual, rota de fuga sinalizada, detectores de fumaça, rede pressurizada de sprinklers e hidrantes, escadas de emergência pressurizadas, elevador de segurança enclausurado, iluminação de emergência e gerador de segurança.

Autoconhecimento: o princípio da liderança

                  
O Autoconhecimento é a premissa básica do processo de autodesenvolvimento e o alicerce das relações interpessoais. Por estarmos pouco familiarizados com nossos próprios sentimentos e emoções, em grande parte do tempo baseamos a interpretação de nossas reações na forma como os outros nos avaliam e nos isentamos do precioso processo de autopercepção.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral mostrou que, para liderar uma equipe, um gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. O levantamento, feito com 1.200 empresários de todo o Brasil e baseado em conceitos de dois autores da área, Daniel Goleman e Richard Boyatzis, considerou que os principais traços – autoconhecer-se e ser referência – devem fazer parte das características de líderes de negócios.
A busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior para descobrir quem você de fato é. Assim, por meio do autoconhecimento, vem a confiança necessária para liderar. Um líder que não conhece a si mesmo não pode pressupor ser dono de si, nem tampouco imaginar-se responsável por outras pessoas. É preciso ter a consciência de que pessoas diferentes têm necessidades diferentes para, então, ser assertivo nas suas posições.
No processo de liderança, quanto mais o gestor souber de si mesmo e conseguir visualizar quem são e ao que reagem seus pares e colaboradores para legitimar seus objetivos, mais chances ele terá de manter-se como referência no propósito de liderar pelo exemplo, não só através da terceirização de menções.
Para conhecer o perfil dos líderes empresariais brasileiros, a pesquisa elencou, ainda, os pontos que mais precisam de atenção para desenvolver essa competência. Os mais citados foram oautoconhecimento, a capacidade para desenvolver sucessores, a comunicação e o equilíbrio emocional, principalmente, diante de situações de pressão e stress.
O êxito das nossas iniciativas pessoais e profissionais depende diretamente do conhecimento sobre o que nos motiva e limita. Nesse contexto, as novas lideranças têm recorrido cada vez mais aos recursos do coaching, mentoring e outras fontes que promovam questionamentos e suscitem respostas condizentes com quem são e com o que, realmente, querem conquistar para, a partir da compreensão de si mesmo tornar-se capaz de incluir as necessidades e expectativas do outro na sua realidade.
 
Por:Jesusley Pereira Araujo - Analista de frotas no Grupo imperial
Goiânia e Região, Brasil