segunda-feira, julho 25, 2011

Inteligência e Contra-Inteligência

A Inteligência e Contra-Inteligência Competitiva significa que as empresas devem possuir informações analisadas, que são transformadas em inteligência, assessorando o decisor na tomada de decisão estratégica. Através das análises, muitas vezes, poderemos identificar oportunidades de negócio combatendo a concorrência. Este escopo de serviço auxilia a área de planejamento estratégico a controlar, monitorar, rastrear as informações e alterar suas estratégias no ambiente competitivo.
Nos últimos tempos, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos (computadores, notebooks, internet, comunicações virtuais, GPS, videoconferência, celulares, etc), as empresas passaram a ter facilidades. Neste contexto, tarefas que até então tinham elevado grau de dificuldade passaram a ser otimizadas e desenvolvidas de forma bem mais célere.
Em contrapartida a isto, muitas outras dificuldades surgiram, principalmente aquelas relacionadas a segurança da empresa, como por exemplo, o vazamento proposital ou não de informações sigilosas, a espionagem industrial ou comercial, a invasão de computadores, a infiltração de profissionais com o objetivo de ter acesso a informações sensíveis, o boicote de funcionários descontentes, etc.
Uma rápida pesquisa em jornais foi capaz de constatar diversos casos de espionagem como, por exemplo, envolvendo Coca-Cola x Pepsi, Mac Laren x Ferrari, Tóquio x Rússia, dentre outras. Um dos principais recursos para evitar esse tipo de problema é a segurança corporativa. A segurança corporativa, que para alguns, é chamada de segurança orgânica tem o fito de proteger o pessoal, a documentação e material, os recursos de informática, as comunicações e as áreas e instalações da empresa.
A proteção do pessoal tem a finalidade de prevenir comportamentos inadequados por parte dos funcionários da mesma e obstruir ações consideradas adversas. Esse tipo de proteção envolve a segurança no processo seletivo, a segurança no desempenho da função e a segurança no desligamento da empresa.
A segurança da documentação e dos materiais envolve um conjunto de medidas com a finalidade de promover a salvaguarda dos documentos e materiais e a devida proteção contra acessos ou cópias indevidas. São elementos da segurança da documentação e dos materiais, a segurança na produção do documento, segurança na sua difusão e recepção, segurança no manuseio, segurança no arquivamento e recuperação e segurança na eliminação.
A segurança da informática se direciona a manter a segurança e a integridade do computador e periféricos. Esse tipo de segurança envolve a segurança do hardware, software e controle de usuários. A segurança das comunicações tem a finalidade de proteger dados transmitidos ou recebidos e envolve a segurança na transmissão e a segurança no conteúdo. Existem diversos exemplos de criminosos que utilizaram os equipamentos de comunicação das empresas em que trabalhavam e praticaram crimes diversos, desde a distribuição de fotos de pornografia infantil até fraudes contra particulares e instituições bancárias.
Também é importante a segurança das áreas e instalações. Esse tipo de atividade se direciona a proteger o local aonde são elaborados, tratados, manuseados ou guardados conhecimentos, não só de criminosos comuns que possam furtar objetos ou roubar pessoas, mas também da espionagem industrial. É importante que haja a devida marcação das barreiras, contramedidas eletrônicas e prevenção de acidentes.
Seja tratando das atividades de inteligência ou contra-inteligência empresarial, seja tratando das atividades de inteligência ou contra-inteligência de segurança pública, as definições são extremamente parecidas. Cabe ressaltar que contra-inteligência objetiva identificar e evitar ações lesivas aos institutos preservados pelos órgãos de inteligência, principalmente no que concerne aos conhecimentos e dados considerados sigilosos e nesse contexto advém a proteção do conhecimento e da segurança da informação que abrangem a segurança no processo seletivo, no desempenho da função e no desligamento, a segurança da documentação, a segurança do material, a segurança das comunicações, a segurança das operações, a segurança das comunicações, a segurança das instalações e a segurança da informática .


Higor Vinicius Nogueira Jorge
http://www.webartigos.com/articles/18850/1/Seguranca-Corporativa