quarta-feira, agosto 24, 2011

Documentário mostra falta de segurança nas escolas

Documentário " O que nós aprendemos "
Com uma arma de brinquedo na mochila, uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, o jovem Anderson Shon decidiu "invadir" dez colégios públicos de Salvador para saber o que mudou no sistema de segurança das instituições após o massacre em uma escola do Realengo, no Rio de Janeiro, que deixou 11 mortos em abril deste ano. O resultado foi o documentário "O que nós aprendemos", filmado nos dias 25 e 26 de julho e publicado no YouTube no último sábado (30). Por enquanto, o vídeo tem pouco mais de 70 visualizações e ainda é desconhecido nas redes sociais, mas o seu objetivo foi alcançado, Anderson passou por 10 instituições de ensino sem passar por nenhum tipo de abordagem ou revista e provou que as instituições não oferecem segurança aos estudantes.
No documentário, o publicitário vai até o banheiro das instituições "invadidas" e retira a arma de brinquedo da mochila, mostrando como uma pessoa poderia facilmente reproduzir a ação de Wellington de Oliveira, atirador que matou 11 crianças no Rio de Janeiro. Nas unidades onde encontrou maiores dificuldades para entrar, quando foi questionado sobre o motivo da ida ao colégio, Anderson conseguiu enganar a segurança com justificativas simples, dizendo que precisava ir ao banheiro ou solicitar o seu histórico escolar, como fez o atirador do Rio.
Em entrevista ao Correio24horas, o publicitário de 23 anos, morador do bairro da Caixa d'Água, não quis revelar por quais colégios passou. "Quero que as pessoas pensem que eu passei por seu colégio, para que todos cobrem mais segurança nas instituições em que estudam", explicou o jovem, que também passou pelo colégio onde estudou na infância. "Na época, não tinha noção que era tão perigoso estar naquele local", acrescentou Anderson, que também estudou durante alguns anos em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A idéia de produzir o vídeo surgiu depois que ele foi fazer uma visita a um amigo em uma escola de Salvador e percebeu como era fácil entrar na unidade, mesmo depois da tragédia no Rio. "Sempre trabalhei na linha do humor, publicando vídeos no blog Los Machine, mas depois deste fato vi que a falta de segurança nas escolas era um assunto muito sério para ser ignorado". Anderson aguarda o resultado da sua especialização em educação e espera poder colaborar para não ver mais pais chorando no país que ele acha que não aprende com seus erros.
Fonte: Correio
http://escolaprotegida.blogspot.com/

Segredos da Vida Feliz

“Antes, o seu prazer esta na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite, Ele é como árvore plantada junto a corrente das águas, que no devido tempo, dá o fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz, será bem sucedido.”(Salmo 1:2-3).

Do ponto de vista de DEUS, o homem bem-aventurado é aquele que apresenta resultados na vida (“no devido tempo, da seu fruto”), tem estabilidade, ou seja, não depende das circunstancias para estar bem (“cuja folhagem não murcha”) e manifesta a benção com tudo que empreende na vida (“tudo quanto fizer, prosperará“). É isso que vemos revelado no Salmo 1.
Obviamente, chegar a este nível de sucesso na vida custa um preço, implica em trilhar um caminho. Para tanto, é necessário rejeitar a forma de pensar e viver dos homens sem DEUS (“o conselho dos ímpios, o caminho dos pecadores e a roda dos escarnecedores”). Isso fala da maneira como administramos a nossa relação com o mundo e da nossa decisão de resistir ás suas pressões.
O que torna um homem bem-aventurado é que ELE SE DELEITA NA PALAVRA DE DEUS: “Antes, o seu prazer esta na lei do Senhor...” O que DEUS diz não soa no coração de um homem espiritual como uma “Ladainha Religiosa”. Ele tem prazer na lei do Senhor, sente-se atraído pela Palavra de DEUS, se identifica em seu espírito com os conceitos do céu e busca o conhecimento de DEUS com alegria. Veja Sl 119:92-97.

Comunidade Cristã de Belém
Fones (091) 3277-1716 / 3276-2336
(091) 8871-1914 / 8348-8029
Tv. Enéas Pinheiro, 2370 - Marco - Belém-Pa.
E-Mail: comunidadecristadebelem@gmail.com