segunda-feira, março 03, 2014

Carreira sustentável na segurança empresarial

Queremos contribuir com os Gestores de Segurança , no sentido de formatar carreiras sustentáveis neste segmento altamente competitivo no Brasil , os insights sugeridos são interessantes e devem ser colocados em prática


Lendo o artigo do Caderno de Empregos da Folha de São Paulo , onde foi feita uma entrevista com o empresário José Augusto Minarelli sócio da empresa de recolocação profissional Lens &Minarelli com o título “Profissional falha em desenvolver Carreira Sustentável” verifiquei que os diversos problemas colocados, têm paralelos com nossas carreiras de Vigilantes Líder, Inspetores, Supervisores, Coordenadores, Gerentes e Superintendentes de Segurança Empresarial nas diversas empresas que atuam no segmento de segurança privada, centros de formação, proteção executiva, transporte de valores e segurança orgânica.
Os tópicos em destaque mostram:
·Para Consultor o trabalhador deve vender o que é capaz de produzir e de ser lembrado, além de investir em boa rede de relacionamentos;
·Além de ser um bom profissional e de estar atualizado, ele deve ter a habilidade para desenvolver bons relacionamentos no mercado;
·O profissional tem que fazer um bom trabalho, mas também cuidar do marketing pessoal, de vender o que é capaz de produzir e se fazer lembrado.
No artigo, informa que as empresas se tornaram mais complexas e competitivas e os profissionais deixaram uma carreira que era linear para ter uma carreira mais dinâmica e buscando não só crescer horizontalmente, mas conseguir ascensão vertical. Em nosso segmento as empresas também diversificaram, tendo seu portfólio chegado às áreas de serviços e de sistemas eletrônicos de proteção, sendo que algumas delas estruturam seus novos departamentos de Gestão de Riscos e de Inteligência anti-fraudes em 2013.
Estas transformações pegaram as pessoas de calças curtas porque não desenvolveram os cuidados para que suas carreiras na segurança empresarial se tornassem sustentáveis, com base nas mudanças é que o consultor Minarelli escreveu o Livro Carreira Sustentável ( Ed. Gente ), ele enfoca que nos últimos trinta anos as empresas deixaram de ser espaços para a vida toda e se concentraram nas fusões e aquisições e novas necessidades surgiram, e no segmento de segurança há impacto direto em nossas carreiras, temos que evoluir para um perfil de prestadores de serviço para a organização, o atendimento de clientes internos e externos deve ser de excelência.
Temos uma Copa do Mundo e uma Olimpíada pela frente, os eventos internacionais chegaram para ficar no Brasil.
Temos que fazer um bom trabalho, e cuidar de nosso marketing pessoal, e nos relacionarmos bem, vendermos o que somos capazes de produzir e sermos lembrados, a sustentação de nossas carreiras na escala de comando das empresas é fruto do conjunto destas atitudes.
Temos que estar atualizados e nos relacionarmos bem, estes fatores ajudam nas mudanças de carreiras, nas transições de empresas, demissões, recolocações e até na aposentadoria.
A Internet e as redes sociais são uma realidade e temos que aprender a conviver, os profissionais de segurança não podem se expor de forma pejorativa em determinadas redes, suas atitudes e comentários são avaliados por selecionadores, e portanto pense em não causar constrangimentos e risco a sua carreira. As redes sociais dão espaço para que saibam de nossos valores e da forma como nos expressamos.
Queremosdesta forma contribuir para que possamos formar uma consciência crítica em todos os profissionais de segurança do Brasil, para que possamos buscar a qualificação e a capacitação necessária para evolução pessoal e profissional, temos no Brasil diversos cursos de Gestão Tecnológica em Segurança Privada, Pública e Segurança do Trabalho , vários cursos de extensão , especialização (MBS) e cursos de MBA em Gestão Estratégica de Segurança e temos que atuar em nossas entidades de classe e institutos, vamos fazer um check list de carreira e verificar onde podemos ser melhores, um segundo idioma é fundamental e a participação nas mídias e redes sociais aumenta a qualidade de nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
É importante informar que o Gestor de Segurança Privada no Brasil hoje possui o CBO 2526-05 Profissionais da Administração dos Serviços de Segurança e poderá solicitar após a conclusão de Curso o registro profissional no Conselho Regional de Administração de sua cidade, além de acompanhar o andamento dos projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional para o efetivo reconhecimento da profissão e formalização do Estatuto da Segurança Privada.

Sobre o autor
Ulisses Nascimento
Gestor de Segurança Privada formado na Universidade Paulista. Pós Graduando em Educação na Universidade Paulista. Profissional com mais de vinte e cinco anos de experiência na área de segurança corporativa e educacional , oficial da reserva do Exército Brasileiro na arma de Cavalaria, Instrutor e Coordenador de Segurança Universitária e GR no Campus Anchieta da UNIP, especialista formado pela mesma Universidade e certificado pela ABSO, atual assessor técnico do GIASES ( Grupo Integrado de Apoio à Segurança do Ensino Superior do Estado de São Paulo ) , membro da OBESST, associado à ABSO, ex diretor do Conseg do 83DP – Parque Bristol SP , membro da Comissão Estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Coordenador de Governo da ABGS nos anos de 2007 - 2008 e Vice Presidente da Área de Governo e Internacional do INSTITUTO FIDUS. Possui diversos cursos de Extensão Universitária na Brasiliano Associados ( MBS ) e Universidade São Judas na área de Gerenciamento de Riscos , Planejamento de Segurança e Cenários Prospectivos . Indicado quatro anos seguidos 2007, 2008 , 2009 e 2010, para receber o Prêmio Destaque da Segurança Empresarial no Brasil pelo portal CIPANET. Palestrante e articulista de diversos sites e Revistas especializadas na área de segurança. Sócio dos Portal Escola Protegida e Security Manager da Grans Nascimento Associados.

SirinoSeg: PORTARIA Nº 02-COLOG, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014.

SirinoSeg: PORTARIA Nº 02-COLOG, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014.: Publicada no Boletim do Exército nº 9, de 28 de fevereiro de 2014. COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 02-COLOG, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014...