sábado, março 03, 2012

Elaboração de Projetos de Segurança Empresarial



A grande maioria de empresas ainda vê a área de segurança como despesas supérfluas e não como investimento preventivo. E dessas, a maioria se preocupa apenas com a segurança Perimetral e Patrimonial.
O que o empresariado precisa entender, é que a Informação hoje é um bem inestimável ao sucesso de qualquer negócio, é um patrimônio que deve ser protegido das ações de pessoas inescrupulosas que atuam numa concorrência desleal e selvagem.
Por este motivo, é importante a empresa elaborar um projeto de segurança orgânica que visa não só a Segurança Patrimonial e Perimetral, mas principalmente a Proteção ao Conhecimento, projeto este que deve ser elaborado por especialistas da área de Inteligência.
A visão de segurança vai além da tradicional Segurança Patrimonial. É claro que temos no mercado empresas de Segurança Patrimonial com capacidade de atender as necessidades de segurança das empresas privadas, mas os especialistas em Espionagem conseguem ultrapassar as barreiras impostas pela segurança tradicional, utilizando uma metodologia de ação que foge ao conhecimento da maioria dos profissionais de segurança.
Portanto, investir em um sistema de Segurança Patrimonial e Proteção ao Conhecimento, garantindo o estabelecimento de uma ampla política de Segurança Empresarial seria mais aconselhável e evitaria prejuízos futuros.

Professor : Márcio Fernando Barros