segunda-feira, maio 29, 2017

Existem 03 tipos de liderança. Qual é o seu?

         Existem 03 tipos de liderança. Qual é o seu?
         Os líderes possuem a obrigação de dar o exemplo através da incorporação de valores, atitudes e práticas, não somente no trabalho, mas também em sua vida pessoal.
Não existe uma regra específica que sirva para todas as pessoas, por isso, é importante saber em que estilo de liderança você se encaixa - a liberal, a autocrática ou democrática –. Descobrir seu estilo pode ajudar em sua jornada em tornar-se um bom líder.
Veja os três estilos de liderança e os detalhes do perfil de cada um deles:

Liderança liberal
O líder liberal permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza o grupo. Quando o comportamento desse líder é evasivo e sem firmeza, os grupos perdem o foco e não funcionam bem tanto quanto à quantidade nem quanto à qualidade do trabalho. E ainda apresentaram sinais de individualismo, desagregação, insatisfação e de pouco respeito ao líder, que acabará sendo ignorado pelo grupo.
É importante, nesse estilo de liderança, que o líder dê autonomia à sua equipe, e ao mesmo tempo mantenha-se ciente do andamento dos projetos.

Liderança autocrática
O líder autocrático centraliza a autoridade e as decisões em si mesmo. Os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder. Identifica-se um perfil autocrático quando o líder é dominador, dá ordens e espera a obediência cega dos subordinados ou quando o líder é temido pelo grupo.
Os resultados dos grupos submetidos a este tipo de liderança são refletidos no maior volume de trabalho produzido, mas ao mesmo tempo os grupos acabam trabalhando apenas na presença desse líder o que causa sinais de tensão, frustração e agressividade.

Liderança democrática
O líder democrático, interage bem com a equipe e com os indivíduos. Possuí a capacidade de encorajar as pessoas e preocupa-se com o trabalho do grupo. Atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias. Os grupos submetidos à liderança democrática apresentaram altos índices de produtividade no trabalho, acompanhados de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.
Como pôde ser visto, cada perfil age de uma forma e emite uma reação diferente em sua equipe.


Na liberal, o líder omite-se e deixa a situação fluir à vontade, sem intervir ou tentar mudar o rumo dos acontecimentos. Na liderança autocrática, o líder centraliza o poder e mantém o controle de tudo e de todos. Na democrática, o líder trabalha e toma decisões em conjunto com os subordinados, ouvindo, orientando e impulsionando os membros. Em cada um dos três tipos liderança, a atuação do líder utiliza um estilo de comunicação com o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário