sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Consultoria para Gestão de Multidão

SEGURTANÇA, PLANEJAMENTO/PROJETO E CONSULTORIA - Consultoria para Gestão de Multidão Estamos lançando o serviço de consultoria para o aperfeiçoamento da Gestão de Multidão. Este serviço de gestão de multidão oferece como resultado um relatório com recomendações para a melhoria do conforto e segurança oferecidos para o público e pode ser complementado pelo suporte e acompanhamento de um evento. Este serviço é feito através de Check-list, visita às instalações, entrevistas com os gestores e acompanhamento de um evento. Para mais detalhes envie um e-mail para: chrisanlima@hotmail.com (91) 3221973 / 83725043.

Gestão de Conforto e Segurança de Grande Público

GESTÃO DE CONFORTO E SEGURANÇA DE GRANDE PÚBLICO - EM BREVE
O workshop Gestão de Segurança e Conforto de Grande Público visa capacitar seus alunos a atender a dinâmica das multidões e utilizar modelos esquemáticos para o tratamento da chegada, circulação e dispersão de grandes públicos através de mecanismos de gestão, instrumentos de informação e do projeto físico do local de um evento. Este workshop é interessante para gestores públicos (Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil) e privados responsáveis, direta ou indiretamente, por eventos onde haja grande concentração de pessoas. Duração de 16 horas, seram vistos os Tópicos: Modelo de Gestão de Multidão Análise do espaço Análise das informações para o público Avaliação do processo de acesso Avaliação das condições de circulação interna Avaliação do processo de saída Dinâmica das multidões Processos comportamentais de reação Exercício prático de definição de fluxos, análise de capacidade, identificação de estrangulamentos e tempo de evacuação.

Pesquisa atravessa fronteiras

A pesquisa realizada pelo CERNE em julho / 2012 sobre conforto e segurança em eventos está tendo uma repercussão que superou nossas expectativas. A primeira agradável surpresa foi o número de respostas que obtivemos. As seiscentas e sessenta pessoas que colaboraram nos dedicando alguns minutos do seu tempo foi surpreendente. Nossa segunda surpresa foi a quantidade de pedidos que tivemos da versão em inglês do nosso documento síntese com os resultados finais da pesquisa. Já tivemos inúmeros pedidos vindo de vários países tais como França, Egito, Inglaterra, Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, ..... Em novembro estaremos realizando o curso de Gestão de Conforto e Segurança de Grande Público para duas turmas em Brasília, E em outubro estaremos dando um treinamento na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, para voluntários que tenham interesse em participar de grandes eventos.

Gestão de Pessoas e Áreas de Controles

Muito se fala e se faz sobre Gestão de Pessoas hoje junto às empresas e isso não é mais somente uma prática das grandes empresas, está sim presente e de forma mais eficaz em todos os portes e segmentos. Conhecer cada funcionário, mudar as relações empregado/empregador, estimulá-lo a fazer cada vez mais parte da empresa gerando assim uma administração conjunta, onde a empresa começa a se tornar um organismo mais forte e saudável, diferente da dependência entre áreas, temos aqui uma coparticipação dessas referidas áreas e mais ainda, não somente entre as áreas, mas de cada membro, sem distinção de grau hierárquico, pois como existe uma percepção individual cada um é orientado, esclarecido e sabe o seu valor dentro da organização. Mas qual o impacto ou relação entre Gestão de Pessoas e as Áreas de Controles? Se avaliarmos situações como descumprimento de normas, regras ou erros de procedimentos, sendo estes geradores de perdas de produtividade, de estoque, segurança ou quaisquer outras que tragam perdas financeiras a empresa, nos deparamos em boa parte das vezes, com situações onde os envolvidos apresentam argumentos como: “Eu não sabia!”, “Mas isso é de minha responsabilidade?” ou “Meu papel aqui é só......”. Frases como estas deixam claro que as regras, direitos, responsabilidades e valores não estão claros, mas isso nem sempre quer dizer que não são existentes ou que em algum momento ou de alguma forma não foram apresentadas. Em poucos minutos podemos lembrar de alguns resultados gerados por isso: Erro no controle de pagamentos e descumprimento de prazos gerando assim multas, pagamento em duplicidades ou simplesmente desorganização; Índice de quebras/perdas cada vez mais alto, pois o “manuseio” não é cuidadoso, ou alguns procedimentos não são seguidos; Crédito concedido de forma ou em níveis incorretos, por não verificação de critérios pré-existentes; Riscos quanto à segurança não somente do patrimônio como principalmente das próprias pessoas, em situações como a exemplo da não ativação de um sistema de alarme ou o mau uso de um botão de pânico; Processos judiciais em virtude de abordagens indevidas ou relacionados ao não cumprimento do procedimento de tirar o alarme de um produto; Diminuição na produtividade quanto a falta de padronização ou simplesmente pelo descuido em alguma etapa do processo; Todos os itens acima geram prejuízos ao crescimento e a imagem da empresa, mas de forma individual geram sentimentos de culpa, incapacidade ou desvalorização, sendo que nem sempre estão relacionados à má fé, conluio, desmotivação ou qualquer outro sentimento/ação ruim, mas sim por falta de informação, conscientização e direcionamento. É aqui que percebemos a necessidade de avaliar e de forma muito criteriosa como e com que reincidência devemos realizar a apresentação do que realmente a empresa espera de cada um na equipe. As ações abaixo são ferramentas utilizadas pela Gestão de Pessoas para disseminar e conscientizar cada integrante da empresa sobre qual é o seu real papel: Padronização de Processos e Procedimentos – o que a empresa espera desse funcionário e de que forma deverá ser realizado; Identificação de Métricas e Metas Individuais – quais os objetivos e metas a serem alcançados; Avaliação e Feedback alinhados e criação de Planos de Ação – como está sendo percebida a participação de funcionário, como ele pode melhorar e criação de conjunto de ações que permitirão uma melhoria constante; Programas de treinamento e Ações de Endomarketing – criar uma forma de capacitação/conscientização, nem sempre requer altos investimentos, mas requer sim um planejamento de forma a torná-lo eficaz, sendo que devemos identificar qual a “vontade” de cada funcionário. A aplicação das ações acima devem ser alinhadas a uma análise criteriosa realizada pela área de RH de forma a identificar as necessidades dos funcionários, podendo ter como base metodologias/modelos como o da Pirâmide de Maslow:
Necessidades de Auto-Realização: os funcionários podem e devem participar, pois cada vez mais as decisões são tomadas de forma bilateral, gerar também oportunidades, novos desafios e permitir uma capacitação e atualização constante. Necessidades de Estima: deve haver o reconhecimento necessário, não somente por promoções ou premiações, como até mesmo por elogios ou pela evidencia de destaques. Necessidades Sociais: deve-se ilustrar a real necessidade do trabalho em grupo e os impactos de relações interpessoais; Necessidades de Segurança: deve ser claro aos funcionários que a empresa respeita as normas de segurança do trabalho e possui os benefícios previstos em lei e praticados pelo mercado; Necessidades Biológicas e Fisiológicas: a empresa deve praticar salários justos e alinhados ao mercado, bem como respeitar os horários e intervalos de trabalho; De forma geral, cada empresa precisa identificar e buscar ferramentas de forma a satisfazer seus funcionários, satisfação esta que permite a geração da sensação de realmente fazer parte dessa empresa e de continuar mais e mais em busca dos resultados comuns, que trarão melhores resultado a cada um dos funcionários. A Gestão de Pessoas permite obter maiores e melhores resultados não somente as áreas de Controles como Prevenção de Perdas, Auditoria, Gestão de Riscos e Financeiro como também a todas as demais áreas da empresa. É evidente a necessidade de não só manter como intensificar a Gestão de Pessoas junto às áreas de Controles, pois tendo cada individuo o devido conhecimento sobre sua importância, valor e responsabilidade fica muito mais fácil e rápida a geração de uma estrutura mais segura e com melhoria constante. Vale lembrar que as ações acima podem gerar ganhos não somente a empresa, mas de forma geral até mesmo sobre o papel de cidadão, pois remete a boas práticas e sempre com o respeito a uma ética comum. Autor: Gilberto Quintanilha Júnior - Especialista em Prevenção de Perdas com vasta experiência em grandes varejistas brasileiros. Autor de diversos artigos sobre o assunto

Gestão de riscos reduz roubos de carga

Fazer uma boa gestão de riscos é fundamental para a prevenção e minimização de perdas. “Toda empresa, qualquer que seja seu tamanho, deve ter uma área voltada para a gestão de seus riscos, que irá identifica-los, analisar os impactos, identificar as ferramentas e métodos de contenção, redução, transferência e financiamento desses riscos, aplicar as medidas preventivas e avaliar a eficácia dessas medidas. O processo de gestão de riscos tem que ser permanente em uma organização”, destaca o diretor financeiro da Buonny Projetos e Serviços de Riscos securitários. “Além disso, prevenir é muito mais barato do que consertar o processo pós-perda e a gestão de riscos é uma ferramenta muito eficaz para a garantia de cumprimento desse objetivo”, diz. A perda de mercadorias na etapa do transporte é um dos grandes fatores de elevação dos custos de produção, sejam por problemas relacionados com o manuseio, roubo, furto ou acidentes.Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimam que a cada safra de grãos no Brasil, cerca de R$ 2,7 bilhões são perdidos após a colheita. Muito disso em função de rodovias e caminhões mal conservados, que acarretam na perda dos grãos por trepidação, acidentes rodoviários, gargalos nos portos e problemas no armazenamento. De acordo com Buonavoglia, a falta de investimento público também se torna um ponto importante. “Se conseguirmos modernizar nossa infraestrutura, minimizaremos muito as perdas no setor. “Deve haver uma política de modernização das nossas rodovias para trazer maior segurança ao setor, investir em políticas de segurança pública para repressão ao crime de roubo e furto de mercadorias, leis mais duras para quem rouba e ainda mais duras para quem recepta”, completa. No entanto, recursos de gestão, como o de segurança eletrônica também são usados para coibir o roubo de cargas, pois fornecem informações logísticas e aprimoram o controle de entrega dos produtos. Esses mesmos recursos são utilizados para ajudar a controlar a jornada de trabalho do motorista, reduzindo a exposição a acidentes. Muitos desses equipamentos dispõem de recursos de telemetria, que visam aprimorar a forma de condução dos veículos, buscando melhor rendimento com menor perda, seja no desgaste de peças, seja no consumo de combustível. Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106235:gestao-de-riscos-reduz-roubos-de-carga&catid=45:cat-seguros&Itemid=324

Gestão de Multidão - Uma Realidade

É com satisfação que encerramos o ano de 2012 com um resultado que nos deixa gratificados. Desde 2010 temos trabalhado na difusão do conceito da Gestão de Multidão (Crowd Management), que agora em 2012 passamos a denominar de Gestão de Conforto e Segurança de Grande Público.
Prof. Fernando Saldanha e Prof. Keith Still no Emergency Planning College / UK. Nestes quase três anos realizamos sete treinamentos com a participação de mais de 100 alunos. Tivemos alunos do Ceará ao Rio de Janeiro, Da Polícia Federal à Polícia Militar, do Ministério da Defesa ao Ministério da Justiça, de pequenos produtores de eventos à Dream Factory. Também prestamos serviços de consultoria, realizamos projetos de pesquisas e o CERNE - Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios passou a ser reconhecido pelo CNPq como grupo de pesquisa. Pode parecer pouco, mas este resultado para nós é um sucesso. Em 2010 ninguém tratava deste assunto. Agora podemos dizer que existe a sensibilidade para a importância da Gestão de Grande Público seja por parte dos órgãos de segurança pública seja por parte dos promotores de eventos. No ano que vem já temos três turmas contratadas, cada uma com trinta alunos. Nossa meta agora é efetivamente dar apoio e suporte para a realização de grandes eventos onde o haja grande afluência de público. E dentro das nossas pretensões estamos planejando uma ida à Arábia Saudita, na qualidade de observadores, para acompanhar o Hajj, que é umas das maiores concentrações de pessoas que se tem conhecimento no mundo.