Ramo da segurança que cuida dos interesses ligados à empresas públicas ou privadas, no que tange à proteção de seus recursos humanos e materiais e deve estar em consonância com a missão e valores da empresa, devendo também respeitar os limites éticos e legais impostos nas regiões em que atuam. " Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1
segunda-feira, novembro 26, 2012
COMO PEDIR DEMISSÃO GRACIOSAMENTE
É hora de mudar de emprego, seja para uma nova carreira ou simplesmente um novo desafio. O procedimento para pedir demissão é bem simples: avise, de preferência com antecedência. Mas se você não quiser fechar nenhuma porta, criando obstáculos para oportunidades futuras, você tem que ser especialmente cuidadoso e delicado. Demitir-se é fácil, mas demitir-se graciosamente não. Este artigo cobre os detalhes específicos de várias técnicas que uma pessoa pode usar para fazer a demissão o mais suave e livre de ressentimentos possível.
PASSOS:
Fique quieto. Depois de tomar a decisão, não fique tagarelando pela empresa toda que notificou seu chefe que vai pedir demissão. Dê a ele tempo para absorver e processar a informação. Se a empresa fizer uma contra-oferta atraente, vai ser complicado para você se tiver anunciado seus planos para seus colegas.
Planeje e dê prazos. Se quiser sair do melhor modo possível, não deixe seu patrão na mão, tentando cobrir seu posto. Dê um aviso prévio de um mês a duas semanas, para que ele possa preparar-se e arrumar pessoas para cobrir seu posto, ou preparar um substituto.
Marque uma reunião com seu chefe, para discutir um assunto importante. Colocar a cabeça para dentro do escritório e pedir um momento para conversar a sós serve, mas tenha respeito pelo seu supervisor, que está ocupado e pode não ser capaz de largar tudo no instante exato que está pronto para entrar e dar as notícias para ele. Se houver muita coisa rolando, você só vai aumentar suas preocupações e, se se possível, aguarde até que seu chefe tenha alguns instantes para se concentrar no que tem a dizer.
Esteja preparado e seja direto e educado. Ensaie em particular, para ajudar a estar preparado quando seu supervisor tiver tempo para lhe escutar. A maioria dos gerentes são extremamente ocupados e vão gostar se você for direto e ignorar a tentação de "amortecer o golpe", "encontrar a maneira correta de dizer isto...", ou protelar. Você pode dizer algo como:
· "Estive pesando minhas opções por um tempo e decidi que é hora de seguir em frente. Agradeço muito as oportunidades que encontrei aqui, mas eu tenho que lhe dar meu aviso prévio."
· OU... "Eu preciso lhe contar que me ofereceram um cargo em outra empresa. Eu gostei muito de trabalhar aqui, mas preciso lhe dar meu aviso prévio hoje. Está tudo bem se meu último dia aqui for < o dia que for daqui a um mês >?"
Esteja preparado para discutir seus motivos. Se estiver neste emprego por algum tempo, há uma boa chance de seu chefe ter algumas perguntas para você. Ou seu chefe pode lhe valorizar mais do que você achava e fazer uma contra-oferta. Ser educado e digno em relação a sua carta de demissão pode lhe dar esta oportunidade. Você vai ter que saber adiantado o que pode lhe fazer ficar, seja um aumento, mais benefícios, uma promoção ou outro incentivo. Esta é uma excelente e única oportunidade para negociar e você deve estar preparado para tal e saber qual o seu limite. Se ficar é uma opção, o que vai lhe fazer aceitá-la? Leia os avisos abaixo, porque contra-ofertas têm problemas sérios atrelados.
Dê ênfase ao lado positivo. Seja honesto, porém educado. Se o chefe perguntar se ele teve algo a ver com sua decisão e ele foi um fator, é melhor confiar no tato e na diplomacia para fazer uma resposta honesta palatável. Em outras palavras, você não vai ajudar nada em dizer: "Sim, você foi um péssimo supervisor e eu poderia ter me saído bem melhor," (mesmo se for verdade). Você pode dizer a verdade sem ser cruel: "Foi um fator, mas não a razão principal. Eu acho que nossos estilos e abordagens não são compatíveis e nunca funcionamos juntos da maneira que eu gostaria. A experiência foi positiva, mas com esta nova oportunidade, eu me sinto pronto para um novo desafio."
Tenha uma cópia de sua carta de demissão em mãos. Faça sua carta breve, profissional e sem confrontações. Um exemplo: "Prezado Sr. Spacely: Foi uma honra trabalhar na Spacely Rodas Dentadas, inc. Esta carta é para lhe notificar que eu estou saindo desta empresa para aceitar uma vaga em outra em < uma data PELO MENOS um mês da data da carta e da conversa >. Por favor aceite minha gratidão pela nossa associação e desejo o melhor para você e sua empresa para o futuro. Sinceramente, George Jetson."
Aperte as mãos, sorria e agradeça a seu chefe. Seja uma partida motivada por mudança, um emprego melhor, ou só para sair de perto deste cara, mostre alguma classe enquanto sai pela porta. Aperte as mãos a seu em-breve-ex-chefe, agradeça por "tudo", e saia. Vá para a sua estação e fique ali por pelo menos 10 minutos. Agora você pode contar a todos, mas tome cuidado para não pisar no calo de ninguém. Seja educado, tenha classe e confirme que está saindo.
DICAS
· Lembre-se que existe poucas pessoas tão livres quanto aquelas que não tem nada a perder - mas não vai lhe servir bem no futuro se começar a lavar a roupa suja só porque está de saída. Você não morrer se for gentil por mais um mês, porque você está saindo, mas a experiência adquirida vai com você.
· O idiota que você está deixando para trás pode acabar sendo seu chefe de novo no futuro. E lembre-se, algumas vezes estes idiotas não se dão conta de que não são queridos. Se ele se lembrar de você como alguém que era positivo e generoso no passado, você pode estar preparando um futuro melhor quando seu novo/velho chefe lhe colocar a frente de outros na nova posição. Isto pode facilitar transferências para outras filiais, melhores tarefas, e mais.
· Pode ser sábio recusar quaisquer ofertas para ficar no seu emprego atual. Aceitar um aumento ou bônus depois de ameaçar sair pode colocá-lo em posição negativa com seus companheiros e com a companhia como um todo. Pode fazer você parecer indeciso e de lealdade questionável. Sempre mantenha um registro da oferta, caso volte para a empresa no futuro.
· Depois de informar seu supervisor, diga pessoalmente aos outros gerentes ou empregados chave com que trabalhou que está de saída. Diga de modo a agradecer a pessoa por ajudar a desenvolver sua carreira. "Eu não sei o que você ouviu, mas eu estou saindo para assumir uma posição em outra empresa. Antes de sair eu gostaria de dizer pessoalmente o quanto foi bom trabalhar com você." Estas pessoas podem um dia sair para outros empregos no futuro, e você quer que elas tenham boas memórias de você. Quem sabe o impacto que elas podem ter na sua próxima ascenção profissional.
AVISOS
· Permitir que um chefe de quem não goste lhe provocar ao ponto do insulto vai terminar mal. Você não quer ser arrastado para fora pela segurança. Não ceda a tentação de dizer o que realmente pensa.
· Alguns chefes não gostam de ser você a pessoa a tomar a decisão. Quando for dar a notícia, esteja preparado para sair do emprego neste mesmo dia, porque alguns supervisores vão levar para o lado profissional sua saída e vão lhe dizer que não há necessidade de aviso prévio e vai lhe dizer para sair mediatamente. Você vai estar no fogo, logo verifique se seu chefe é este tipo de pessoa - mas tome cuidado, pois você não pode prever o que ele pode fazer. Leia seu contrato novamente, verifique as opções de término que você e a empresa têm. Se não houver contrato formal de emprego, aprenda as leis de seu estado.
· Esteja preparado para sair no mesmo dia, antes de ir dar a notícia. Antes de ir, salve em disco ou mande um e-mail para uma conta particular tudo que irá precisar, e tem o direito de levar, como contato dos clientes, fornecedores e outras referências; amostras do trabalho, para portfolio; uma lista dos projetos em que trabalho, etc. [tenha certeza de que você tem o direito de levar uma cópia desta informação. Leia seu contrato e a legislação local antes de seguir este conselho.
· Quando for considerar uma contra-oferta, avalie honestamente porque quer sair e se proteja. Apesar de um aumento ser bom, pode não resolver outros problemas que podem requerer uma promoção ou transferência para outro membro do grupo (se o problema for o chefe). Você pode se proteger de ser demitido por vingança depois exigindo que, pelo menos por dois anos, você só possa ser demitido por justa causa.
· Uma contra-oferta é algumas vezes feita por causa do medo de não haver ninguém para fazer seu serviço. Se for o caso, e você aceitar a oferta, eles podem lhe pedir para treinar outros no que você faz. Você pode acabar treinando seu substituto e a próxima mudança pode não ser nos seus termos.
· Uma contra-oferta é o reconhecimento de que está sendo mal pago. Se você precisar de um ambiente saudável que reconhece o valor das pessoas sem ameaças de demissão, você pode não se sentir a vontade a longo prazo no seu emprego atual. Mas se você está confortável com a idéia de negociações de aumento e não lhe importa que seus colegas que são negociadores menos habilidosos não ganhem tanto quanto merecem, você pode pensar em ficar.
· Tenha em mente os benefícios que pode merecer. Se estiver para ser demitido, você pode ter um plano de desemprego ou a opção de receber seguro desemprego. Pode ser útil se você não tiver um outro emprego garantido. Sair de um emprego por conta própria pode invalidar todos estes benefícios. Pode ser bom recebê-los enquanto procura por sua nova posição.
· NÃO INICIE uma sessão de lavagem de roupa suja com seus colegas antes de sair. Todas as coisas negativas que disser vão rebater no chefe ou na pessoa de quem está a reclamar. Você nunca sabe, novamente, onde estas pessoas vão cruzar novamente seu caminho profissional. Se for arremessar coisas no ventilador, faça somente com pessoas em que confie. Faça isto longe do trabalho, de preferência depois de sair.
Autor/Fonte: Denis Camargo by wikihow
Divulgação: Camisa de Força by @ozeiasrangel
Gerenciamento de crises de acordo com o negócio
O gerenciamento de crises é um tema muito atual e tem inúmeros conceitos e utilizações. Entender o conceito de Gerenciamento de Crises é essencial para a elaboração do seu Plano de Continuidade do Negócio.
Primeiramente, é interessante nos basearmos na conceituação e explorarmos um pouco as formas em que são utilizados, observe que as conceituações estão ligadas diretamente ao tipo de “negócio” em que será empregado. Por exemplo, o FBI, Federal Bureau of Investigation ou Departamento Federal de Investigação conceitua crise como: “um evento ou situação crucial, que exige uma resposta especial da Polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável”. Já o Institute for Crisis Management define crise como: “uma ruptura empresarial significativa que estimula extensa cobertura da mídia. O resultado do exame minucioso feito pelo público afetará as operações normais da organização podendo, também, ter um impacto político, legal, financeiro ou governamental nos negócios.” Para Brasiliano, uma crise pode ser definida como: “um momento ou acontecimento indeterminado cujo resultado estabelecerá a diferença”. Otto Lerbinger em seu livro The Crisis Manager define crise como: “um evento que traz ou tem potencial para trazer à organização uma futura ruptura em sua lucratividade, seu crescimento e, possivelmente, sua própria existência”. Para Mário Rosa, em seu livro A Era do Escândalo: “as crises de imagem ou crises de reputação constituem um tipo particular de crise, diferente de todas as outras que podem atingir líderes ou organizações”. Essas crises são potencialmente mais devastadoras porque podem destruir o maior patrimônio de um profissional ou instituição: sua credibilidade. O Gabinete de Segurança Institucional da República Federativa do Brasil utiliza a definição de crise como sendo: “Fenômeno complexo, de diversas origens possíveis, internas ou externas ao País, caracterizado por um estado de grandes tensões, com elevada probabilidade de agravamento e risco de sérias consequências não permitindo que se anteveja com clareza o curso de sua evolução”. De acordo com Graça Melo Gomes, na apostila de gerenciamento de crises da Universidade Gama Filho: “a palavra vem do latim e tem equivalência com a palavra VENTO. O vento é uma ação da natureza capaz de gerar modificações leves ou profundas nas estruturas por onde passa. E, quando vem forte, uma coisa é certa: nada fica como antes. Gera praticamente uma impossibilidade de volta aos padrões antigos. Assim é a crise. Esse vento pode ser organizacional, técnico, financeiro, político, interno, externo, entre outras fontes. Quando ele sopra algo acontece e as estruturas mudam e nada mais é como antes”. Já, de acordo com a apostila de gerenciamento de crises da academia da Polícia Civil da Bahia: O estudo etimológico da palavra “crise” nos mostra o seu verdadeiro significado atual. O termo “crise” que possui variações mínimas em muitos idiomas origina-se do grego krinein, que quer dizer “decidir” ou, mais apropriadamente, “a capacidade de bem julgar”. A primeira e muito apropriada aplicação do termo ocorreu na Medicina. Cumpre guardar essa noção, válida tanto para Hipócrates, Pai da Medicina, na Grécia Antiga, quanto para os Encarregados da Aplicação da Lei nos dias atuais: na essência do termo “crise” está uma qualidade mais arte do que ciência definida como “a capacidade de bem julgar”. É claro que existem outros conceitos sobre crise, apenas destaquei aqueles que julgo serem mais conhecidos e que podem ser adaptados a diversos tipos de empresas. Otto Lerbinger menciona também a definição de crise dada por Charles F. Hermann. Para que exista uma crise, é preciso que haja essas três características: os administradores devem reconhecer a ameaça (ou risco) e acreditar que ela possa impedir (retardar ou obstruir) as metas prioritárias da organização; devem reconhecer a degeneração e irreparabilidade de uma situação se eles não tomarem nenhuma ação; e devem ser pegos de surpresa. Essas três características da crise refletem estas descrições: subtaneidade, incerteza e falta de tempo. As crises têm algumas características que podem auxiliar na identificação de uma situação mais grave para a empresa. As características mais comuns de uma crise são:
• As coisas acontecem de repente;
• É preciso tomar decisões urgentes;
• O tempo é curto;
• Ameaças específicas são identificadas;
• Todo mundo quer informações urgentes sobre o que está acontecendo;
• Há uma sensação geral de perda de controle;
• A pressão cresce a cada segundo;
• Trabalhos de rotina se tornam extremamente difíceis;
• O pessoal de fora (imprensa, sindicatos, políticos, amigos) começa a ter um súbito interesse pela empresa;
• A reputação da empresa se abala;
•As comunicações ficam incrivelmente difíceis de serem gerenciadas (tanto as internas quanto as externas).
Doutrinariamente se estuda a crise e as características essenciais, quais sejam:
• Imprevisibilidade;
• Compressão de tempo (urgência);
• Ameaça de vida; e
• Necessidade de: postura organizacional não rotineira, planejamento analítico especial, capacidade de implementação e considerações legais especiais.
De acordo com Institute for Crisis Management, os tipos de crises podem ser classificadas como: atos de Deus, problemas mecânicos, erros humanos e decisões ou indecisões administrativas. Seja qual for a origem da crise ela poderá ser classificada quanto aos níveis de resposta exigida e será com base em um desses conceitos, de acordo com o seu tipo de negócio, que a organização poderá estruturar seu Plano de Continuidade. A conceituação do que é crise para o seu tipo de negócio será o início da preparação do planejamento.
Por : Cláudio dos Santos Moretti
Dicas para instalar um sistema de vigilância em residências
Hoje, a instalação de um sistema de vídeo vigilância é bastante comum em uma residência.
Existem várias opções para analisar antes de tomar uma decisão de compra, mas mais importante é considerar um bom sistema de vigilância com alta resolução, porque isso vai ajudar a analisar claramente as imagens de vídeo gravadas como o que está acontecendo ao vivo.
AirLive fornece instaladores a oportunidade de trabalhar com câmeras IP de 1,3 e 2 megapixel a um preço acessível, incluindo algoritmos de compressão de vídeo que permitem mais tempo de gravação no disco rígido. Além disso, estas câmeras podem transmitir o que está acontecendo dentro de casa para qualquer lugar do mundo através de um tablet, smart phone ou notebook.
Estas são apenas algumas das vantagens que têm aqueles que precisam instalar um sistema de vigilância em residência baseado na solução IP AirLive. O próximo passo é selecionar as câmeras IP. Para isso AirLive tem mais de 25 modelos.
Os 5 passos básicos para instalar um sistema de vídeo vigilância residencial
1) O primeiro passo é obter um roteador com acesso à Internet para câmeras IP. Isso deve ser configurado em cada router com regras chamadas “Virtual Server”. Para alguns instaladores esta tarefa é muito complicada, e requer um longo período de trabalho.
Recomenda a instalação do WN-220R, router plug and play projetado especialmente para câmeras AirLive.
Com este equipamento, o instalador apenas deveria conectar os cabos das câmeras para o roteador. Assim, o acesso às câmeras IP pela Internet são automaticamente configurados para permitir aos usuários visualizar remotamente o que está acontecendo em suas residências.
Os usuários que precisam instalar mais de quatro câmeras IP podem comprar o roteador AirLive GW-300R plug and play, que permite conectar até 8 câmeras IP AirLive.
2) O segundo passo é determinar que tipo de câmera será usada em diferentes lugares da residência. Também deve ser levado em conta o número de ambientes que tem a residência para determinar quantas câmeras serão instaladas.
Aqui, AirLive recomenda a câmera tipo cubo IP-200PHD-24 de 2 megapixel com una excelente resolução a um custo verdadeiramente baixo. Esta é uma câmera compacta de 2 megapixel que suporta áudio bi-direcional, alta definição (30 fps), visualização pelo celular, detecção de movimentos e zoom digital, além de slot para cartão de memória permitindo gravação de eventos na própria câmera.
3) Nesta fase deve ser avaliado se a casa tem um parque, jardim ou estacionamento.
Se assim for, precisará instalar pelo menos uma câmera com gabinete exterior e com infravermelho, garantindo assim a vigilância, mesmo em ambientes obscuro.
Aqui AirLive recomenda a câmera OD-325HD. Além de seu custo accessível, um fator muito sensível no segmento residencial, este modelo oferece uma resolução de 1.3 megapixel e campo de visão noturna até 25 metros. Com se trata de uma câmera fixa, caso o parque, jardim ou estacionamento seja amplo deverá ser considerada a opção de colocar mais de uma câmera para ter uma visão completa da área.
4) Outro aspecto importante é a segurança da entrada da residência. Para esta, AirLive recomenda colocar uma câmera tipo domo para exteriores com pan/tilt para mover sua área de visão a partir de qualquer computador ou dispositivo e obter uma visão mais abrangente. Também o administrador pode definir “tours” para as câmeras ainda variar a área de foco em determinado período de tempo. Os modelos que melhor se adaptam nessas aplicações são as câmeras AirLive OD-2060HD, POE-280HD, POE-250HD ou POE-100HD.
5) O ponto importante a fechar o círculo do sistema de vigilância IP é determinar onde concentrar as gravações feitas pelas câmeras. A alternativa mais simples para não depender de um PC ligado o dia inteiro é optar por um NVR. Este dispositivo permite colocar até dois discos de dois terabytes para armazenar as gravações de todas as câmeras. Este dispositivo pode ser acessado a partir de um PC, de celulares ou tablets, localmente ou remotamente, para ver todas as câmeras de uma vez e conhecer em detalhe o que está acontecendo na residência. Os NVRs vêm em versões com 4, 8 e 16 canais de câmeras, dependendo de quantas são instaladas na casa.
Sistema de vídeo vigilância IP baseado em uma solução de 4 câmeras IP cabeadas.
Modelos recomendados:
-IP-200PHD-24 (2)
-POE-280HD (1)
-OD-325HD (1)
-1 router
-1 NVR.
( Os modelos de câmera devem adaptar-se às necessidades de cada aplicação.)
Solução flexível de vigilância em rede para restaurante e estacionamento
Hoje existem muitas alternativas para instalar uma solução de segurança em um ambiente comercial.
Câmeras de vídeo vigilância tornaram-se quase um aparelho de primeira necessidade em lojas. AirLive oferece uma variedade de câmeras IP para diferentes aplicações de monitoramento em vários cenários. Com a flexibilidade das soluções de vigilância AirLive, os usuários podem realizar uma instalação simples em seus projetos de video-monitoramento em rede.
AirLive apresenta uma solução para restaurantes e estacionamentos com câmeras para interior e exterior, conectividade Internet e monitoramento de uma central de segurança. Os modelos que melhor se adaptam nessas aplicações são as câmeras AirLive POE-280HD, POE-5010HD e OD-2060HD.
POE-280HD: A nova câmera tipo domo da AirLive é uma das novidades de 2012. Tem uma definição de 1.3 megapixel, codificação H.264, visão noturna de até 15 metros com ICR mecânica, slot de memória Micro SD (suporta gravação local até 32 GB) e PoE 802.3af. POE-280HD proporciona uma resolução de vídeo de até 1280 x 1024, o que equivale a 4 vezes a resolução de uma câmera VGA, e possui uma lente de 4 mm “wide-angle”, que expande a visão da área monitorada. Além disso, POE-280HD tem 18 LEDs IR capazes de permitir visibilidade no escuro até 15 metros. O IR LEDs trabalha em conjunto com IR-Cut removível, adaptando-se condições de luminosidade ambiente e vigilância dia e noite.
POE-5010HD: A nova câmera 5 megapixel Power over Ethernet Box Type POE-5010HD de alta definição suporta gravação das imagens em resolução de atá 2592*1920 pixels. É ideal para vigilância dia e noite, com DC IRIS, IR-Cut removível, suporte a diferentes opções de lentes fixas e varifocais e gabinete opcional com LED IR. AirLive OD-5010HD oferece imagens de cores vibrantes, sem distorção de cor no vídeo de dia e claro registro no período noturno. (Veja mais em http://airlivebrasil.com/ip-surveillance/nova-camera-ip-airlive-poe-5010hd-5-megapixel/)
OD-2060HD: É uma câmera IP com gabinete IP66 resistente à água e vandalismo. OD-2060HD oferece alta definição em 2.0 megapixel, controle Pan-Tilt (-355º pan, 100º tilt) para ambientes externos, streaming de vídeo H.264, Power over Ethernet e suporte ONVIF. A qualidade do vídeo OD-2060HD atinge uma resolução máxima de 1080p a 30 fps, fornecendo imagens mais claras e detalhadas. Assim, o usuário pode rever os eventos registrados em uma definição mais clara. A característica PTZ é ideal para monitoramento de grandes áreas.
Um ponto importante é a saída da Internet para as câmeras com um roteador. AirLive recomenda a instalação do WN-220R, router plug and play projetado especialmente para câmeras AirLive.
Para completar o sistema de vigilância, a rede de câmeras conectadas ao roteador pode ser controlada a partir de uma central de monitoramento remota ou local com software inteligente AirLive CamPro Professional.
ELOGIE OS FILHOS DO JEITO CERTO
Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante*. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.
O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” ... e outros elogios à capacidade de cada criança.
O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!” ... e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.
Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.
As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.
Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.
Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.
Marcos Meier é mestre em Educação, psicólogo, professor de Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em Jerusalém, Israel. Seus livros são encontrados na loja virtual www.kapok.com.br . Contatos pelo site www.marcosmeier.com.br
*Revista Galileu – Jan/2011
Investigação da PF e do Exército aponta que PCC infiltra criminosos em curso de explosivos - 19/11/2012 - 09:51
Investigação da PF e do Exército aponta que PCC busca "aumentar sua eficácia" em roubos a caixas eletrônicos Para a polícia, falta de controle em pedreiras permite a inscrição de qualquer pessoa em cursos feitos em SP.
O PCC (Primeiro Comando da Capital) infiltrou integrantes em cursos que ensinam a manusear explosivos, realizados em pedreiras do Estado de São Paulo. A informação consta de investigações da Polícia Federal e do setor de inteligência do Exército. Os documentos, sigilosos, informam que o objetivo da facção é aumentar a eficácia de suas ações em explosões de caixas eletrônicos. Suspeita-se, no entanto, que a técnica também possa ser usada pelos criminosos para atacar policiais. O treinamento para o uso de explosivos pode estar sendo feito por membros do PCC há, pelo menos, quatro anos. A Polícia Civil de São Paulo chegou a investigar, em 2008, essa prática da facção.
A apuração parou porque, na época, os policiais não tinham o acesso ao sistema que permite a pesquisa sobre os sócios das empresas que ministram os cursos -chamados de "blasters" ou de "cabo de fogo". A equipe de policiais produziu, então, um documento e encaminhou à Secretaria da Segurança Pública do governo de São Paulo. O relatório mostra que de 145 inscritos nos cursos de manipulação de explosivos em pedreiras 13 tinham ficha na polícia por tráfico de drogas e por roubo.
A Polícia Federal retomou o levantamento e trocou informações com o Exército. A preocupação cresceu com os constantes roubos de explosivos no Estado. Neste ano, pouco mais de uma tonelada de dinamite foi levada por assaltantes em São Paulo. Não há notícias de que esses explosivos tenham sido recuperados. Em 2010, mais uma tonelada foi roubada, além de 11 quilômetros de pavio e 568 espoletas, responsáveis por acionar a detonação da dinamite em gel. A suspeita é de que os explosivos estejam sendo enviados também para outros Estados do país. Nos cursos, os criminosos se aproveitariam da falta de controle das pedreiras que permitem a inscrição de qualquer pessoa. Das 160 pedreiras que existem em São Paulo, só metade segue uma série de determinações do Exército. Entre as exigências estão o controle sobre quem são os alunos que se inscrevem.
"Temos um controle sobre nossos associados, mas há outras pedreiras, menores, que podem não estar seguindo essas regras de segurança. Aí, a gente não pode fazer muita coisa", afirmou Osni de Mello, assessor técnico do Sindipedras (Sindicato de Indústria de Mineração e Pedra Britada de São Paulo). Oficialmente, a Comunicação Social da Região Militar, responsável pelo Estado de São Paulo, informou não possuir informação de que o PCC infiltre pessoas em cursos de explosivos em pedreiras. Declarou ainda que a Polícia Federal levanta a ficha criminal das pessoas inscritas nestes cursos. A Polícia Federal não comentou o assunto.
Controle de perdas, aumento do lucro: pesquisa da Abras aponta redução de 13% no índice de perdas em supermercados
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de perdas nos supermercados brasileiros sofreu uma redução de 13% em 2011 em relação ao ano anterior. Segundo Adalberto Novaes, diretor operacional da Contagem Inventários, empresa especializada em inventário de estoque e controle de perdas, essa diminuição é reflexo do aumento da preocupação dos varejistas com a redução das avarias, uma vez que eles começaram a perceber que o domínio de seus produtos e estoques gera um aumento no lucro.
Com um universo de 262 supermercados participantes, sendo 16% deles do Nordeste, a entidade avaliou que o principal motivo das perdas continua sendo a quebra operacional, uma situação que pode ser revertida. Segundo Adalberto, a prevenção e o conhecimento do negócio são a melhor forma de evitar as perdas e aumentar a rentabilidade. “Isso é uma questão de sobrevivência. Um supermercado tem uma média de 3% de lucro líquido e um índice de perdas de cerca de 2%, o que representa grande parte do lucro. Com esses números a gente pode ter uma noção da importância da prevenção”, avalia.
Nos supermercados Deskontão, do Grupo KarneKeijo, esse assunto é levado a sério. De acordo com a gerente da rede, Roberta Couceiro, as três unidades do atacarejo contam com variadas estratégias de redução de perdas, entre elas a manutenção de uma equipe que atua na elaboração de inventários diários de estoque e no controle dos produtos na prateleira. Além disso, alguns colaboradores atuam na redução das avarias, que são as perdas dos produtos.
“Uma das coisas que acontece com freqüência é que pessoas pegam produtos da prateleira e depois, se decidem não levar, abandonam estes itens nos carrinhos. Quando isso acontece com um produto perecível, a exemplo de um frio, esse item corre o risco de estragar. Para prevenir este tipo de perda, estamos investindo em fiscalização. Esse é apenas uma das estratégias”, avalia a gerente.
De acordo com Roberta, todo investimento em redução de perdas é válido, uma vez que essas ações têm como objetivo diminuir as despesas. “Em um mercado tão competitivo, toda ação que venha minimizar os custos é válida. No caso das perdas, o que a gente deixa de perder pode ser revertido em lucro”, destaca.
Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=220775
Marinha terá primeira oficial general da história das Forças Armadas
Rafael Moraes Moura, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira, 23, em reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim, a promoção de oficiais das Forças Armadas. Uma das decisões envolve Dalva Maria Carvalho Mendes, que foi promovida a contra-almirante médica da Marinha. Com isso, ela será a primeira mulher oficial general da história das Forças Armadas, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.Dalva Maria, de 56 anos, é viúva, tem dois filhos e ingressou na Marinha do Brasil em 1981. Dedicou a maior parte da sua carreira a atividades no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, ocupando funções técnicas e administrativas. Graduada em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e especializada em anestesiologia, Dalva Maria ocupa atualmente o cargo de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. Ela possui três condecorações - Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.
Segundo informações da Marinha, as mulheres representam 33,3% do quadro de oficiais e 6,8% dos praças. A Marinha foi a primeira das três Forças Armadas a aceitar mulheres. Hoje, as mulheres da Marinha fazem parte do Corpo de Engenheiros, do Quadro dos Corpos de Saúde, do Corpo de Intendentes, dos Quadros Técnico e auxiliar do Corpo Auxiliar.
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