Etiqueta Empresarial é um conjunto de
cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação,
bom comportamento, convenções sociais e ética
profissional
É comum
as pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta empresarial, não tendo a
real noção da importância que os profissionais de uma empresa possuam esse tipo
de etiqueta. Mas segundo o diretor executivo da Innovia Training e Consulting, o
impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o
crescimento de uma empresa.
Ele
cita como exemplo um estudo da universidade americana de Harvard que mostra que
dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de
relacionamento com os colegas, no que a falta de etiqueta empresarial se mostra
fundamental. Isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes
no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras – nem tão
competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de
carreira. Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que
aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou
seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de
sucesso.
Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias
usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom
comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.
Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas,
suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima
de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes
que se relacionam.
Assim,
ela se resume à capacidade de escolher o comportamento correto perante o
convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas
relações de negócios e para que se estabelecerão relações sólidas entre os
clientes e colaboradores. “Essa preocupação deve abranger todo o contexto da
empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa
de etiqueta empresarial”, explica o diretor da Innovia.
Veja
algumas dicas de etiqueta empresarial preparadas por Ricardo Barbosa, diretor
executivo da Innovia Training & Consulting:
1.Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente
empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna sua responsabilidade,
prinipalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para
cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com
o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o
atraso.
2. A
vestimenta diz muito para as outras pessoas assim é recomendável roupas
discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem
ser evitados, sob pena de perder com a seriedade. Tome cuidados com higiene
pessoal.
3.O
ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério. Assim, sempre
seja cordial e prestativo já em um primeiro contato. Saiba ouvir e falar na hora
certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4.Sempre ao entrar em um local peça licença, busque
comprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o
interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por
ele.
5.Se
comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção
no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um
diálogo.
6.Mantenha uma postura correta, não cruze os
braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como
também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação,
porém ereto e de forma adequada.
7. A
maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido.
Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia
com atenção.
8. Seja
organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa,
mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só
você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando
necessário.
9.
Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o
expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de
alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além
disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
10.
Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e
caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente
alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do
celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
11.
Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas
tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas
possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os
limites.
12.
Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar
amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse
limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um
feedback.
13. Bom
humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil,
reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades
com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho
descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis,
que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
14.
Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros.
Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É
preciso saber argumentar e também, ceder.