quarta-feira, março 20, 2013

Como tornar sua comunicação interpessoal eficaz

Muitas pessoas não se dão conta que a má comunicação pode trazer prejuízos para a carreira e negócios. Veja como ter uma comunicação eficaz

Já aconteceu de você falar algo e outra pessoa não entender o que disse? Ou, você tem a certeza que não recebeu a mesma informação que seu chefe insiste em dizer que comunicou? Ou, então, ao término de uma conversa você tem a sensação de que não compreendeu nada daquilo que a outra pessoa falou?
Com certeza todos nós já passamos por uma situação semelhante. Isso é conseqüência de uma má comunicação interpessoal.Muitos não se dão conta de que uma comunicação falha ou ineficiente pode trazer grandes prejuízos no desenvolvimento da carreira ou dos negócios. Por isso, a comunicação eficaz tornou-se uma das habilidades que diferenciam os profissionais de sucesso.
 
A comunicação, na definição do dicionário Aurélio, consiste na “capacidade de trocar e discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vistas ao bom entendimento entre as pessoas”. O ato de comunicar, portanto, sempre envolve a interação de no mínimo duas pessoas e não se resume somente em transmitir algumas palavras, idéias ou ordens. A outra parte precisa compreender aquilo que lhe foi transmitida e com isto levá-la a uma reflexão sobre seu comportamento, atitudes ou pensamentos. “Sem compreensão não houve comunicação” (Keith Davis).
 
O processo de coaching mostra-se um ótimo exemplo de comunicação eficaz, com questionamentos profundos e obtenção de respostas, os quais conduzem uma das partes a uma nova forma de pensar e agir em relação a determinado problema ou situação.
 
Portanto, em uma época de constantes mudanças e competição cada vez mais acirrada, o profissional que deseja crescer e alcançar novos patamares não se pode contentar somente com conhecimento técnicos adquiridos na sua formação. É imprescindível estar sempre investindo em atualização e ampliação de seu repertório, principalmente outras habilidades e competências extracurriculares, dentre as quais se destaca a habilidades da comunicação eficaz.
 
Melhorando sua comunicação interpessoal em 3 passos:
1) Crie um ambiente favorável para o diálogo. Para isto fale menos, ouça mais. Muitas pessoas, por desejarem impor suas idéias ou para se defenderem, não dão a outra pessoa a oportunidade de falar. Para que a comunicação seja eficaz é preciso que os envolvidos no diálogo estejam sempre dando e recebendo informações. Por isso, é preciso atentar aos interesses e necessidades da outra pessoa, deixando-as mais à vontade e abertas para conversar.
2) Seja claro e objetivo. Tem pessoas que falam e falam sem dizer nada. É importante que as informações sejam transmitidas de modo claro e objetivo, evitando-se as distorções da mensagem. Nada pior do que a dubiedade da mensagem.
 
3) Faça perguntas. Quando há espaço, as perguntas são uma ótima ferramenta para a obtenção de mais informações ou para esclarecer pontos obscuros ou contraditórios. Ajudam confirmar se houve entendimento daquilo que realmente foi dito ou não pelas partes, evitando-se mal-entendidos posteriores.
 
“Aperfeiçoar a comunicação é uma habilidade necessária a todos aquele que desejam alcançar melhores resultados na empresa e em suas relações profissionais e pessoais.” 
Hamilton T. Mitsumune.
 
Como está sua comunicação? É eficaz?
 
HAMILTON TERUAKI MITSUMUNE
MASTER COACH. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Advogado. Formação em Professional & Self Coaching, Business & Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Certificações internacionais reconhecidas pela Global Coaching Community (GCC), European Coaching Association (ECA), International Association of Coaching Institutes (ICI) e Meforum Internacional.
Certificação em Coaching de Carreira e Analista Comportamental com o Instrumento Coaching Assessment, ferramenta de apoio em Coaching, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Capacitação gerencial com foco em resultados: uma questão de sobrevivência

Este artigo aborda a importância do desenvolvimento das competências e habilidades para uma carreira gerencial de sucesso

 
São cada vez mais crescentes as exigências do mercado de trabalho quanto às competências e habilidades gerenciais daqueles que ocupam ou estejam em fase de seleção para ocupar num futuro próximo cargos gerenciais nas Organizações.
 
Desenvolver competências e habilidades gerenciais imprescindíveis para o exercício eficaz da função gerencial com foco em resultados não é mais retórica, mas, sim uma realidade, um desafio permanente que deve ser enfrentado e vencido por todos aqueles que objetivam assumir e galgar postos de comando dentro das estruturas organizacionais nas quais se vinculam.
 
Em linhas gerais, citando apenas algumas competências e habilidades, as Organizações esperam que seus profissionais que ocupam cargos gerenciais, gerenciem de forma eficaz com foco em resultados e consciência de custos; encantem seus clientes; organizem e aloquem corretamente os recursos que lhe são disponibilizados, sejam eles, físicos, humanos ou financeiros; formem e liderem equipes de alta performance e que exerçam na sua plenitude as funções clássicas de Administração que nos foram ensinadas por Peter Drucker, a saber: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
 
O novo ambiente de negócios, cada vez mais globalizado, dinâmico, altamente tecnológico, volátil e imprevisível, está a exigir agilidade nas decisões e eficácia das ações gerenciais; pois, “ser eficaz é função do gerente”.
 
Segundo o que temos observado, as principais características que as Organizações buscam identificar nos candidatos potenciais a ocuparem cargos de nível gerencial, sejam oriundos do mercado, sejam recrutados internamente, são as seguintes: Empreendedor, Ético, Criativo, Inovador, Comunicativo, Resiliente, Provedor de soluções, Decidido, Empático, Facilitador e possuidor de Visão Sistêmica.

Fiquemos com apenas duas delas: Empreendedor e possuidor de Visão Sistêmica.
 
O que significam, afinal, tais características?
 
Definimos Visão Sistêmica como sendo a capacidade que um profissional tem de “ver” a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Possuir Visão Sistêmica é entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas.
 
Empreendedor significa que a Organização espera que você atue como se você fosse o proprietário dela, seu acionista majoritário, não, importando o nível gerencial que você venha a ocupar. O importante é que o detentor desta característica, pense e aja como se fosse o “dono do negócio”.
 
A isto chamamos de Intraempreendedorismo ou INTRAPRENEURING, expressão cunhada em 1985, pelo francês Gifford Pinchot III, ao lançar o best-seller do mesmo nome com o seguinte argumento: Você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. A partir daí, surgiu a expressão INTRAPRENEURS para definir pessoas empreendedoras que permaneciam vinculadas aos seus empregos, no que chamamos atualmente de intraempreendedorismo.
 
Dentro desta nova realidade do mercado, é fundamental que você se prepare adequadamente para enfrentar e vencer os novos desafios da empregabilidade gerencial.
 
Mantenha-se permanentemente atualizado, fique de “olho” nos movimentos do mercado, mantenha seu equilíbrio energético, acompanhe as tendências do negócio em que atua e suas oportunidades, admita a flexibilização e a mobilização como meios de progresso e carreira profissional e cultive suas redes de relacionamento e ... Sucesso!
 
Por: Sérgio Lopes Mestre em Administração (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979) e em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Graduado em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 45 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas.

O melhor momento para ir em busca da realização dos seus sonhos é agora

Não importa o que aconteceu antes, a vida é feita de contínuo renascimento. Faça de seus erros passados uma oportunidade de crescimento

 
Todos têm sonhos e desejam que eles se realizem. Há quem faça de tudo para alcançar o êxito da realização de seus sonhos. Há quem prefere acreditar em milagres.
 
Não é a intenção julgar sobre a fé de cada pessoa. O intuito é demonstrar a necessidade de agir racionalmente para enxergar que tudo na vida e no mundo corporativo é meritocracia.
 
Correr atrás, enfrentar e vencer os obstáculos de forma idônea é o salto em rumo ao sucesso. Para isso, é primordial amadurecer as ideias e perceber que os erros são o pilar do crescimento e quem não arrisca jamais erra.
 
Milagres acontecem, mas é para os merecedores. Prefira arrepender-se de seus erros e não por nunca tentar. Portanto, a melhor forma de alcançar os sonhos é identificar o principal objetivo, traçar metas, definir parâmetros e periodicamente avaliar o desempenho.
 
Sonhos... Sonhos... Já é hora de iniciar a sua realização.
 
"Uma estrada sem obstáculos é muito sem graça, eu prefiro a tempestade do que a calmaria pois, na tempestade tenho a oportunidade de provar que sou capaz de me supera."   Adilson Costa.