segunda-feira, novembro 26, 2012

Controle de perdas, aumento do lucro: pesquisa da Abras aponta redução de 13% no índice de perdas em supermercados

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de perdas nos supermercados brasileiros sofreu uma redução de 13% em 2011 em relação ao ano anterior. Segundo Adalberto Novaes, diretor operacional da Contagem Inventários, empresa especializada em inventário de estoque e controle de perdas, essa diminuição é reflexo do aumento da preocupação dos varejistas com a redução das avarias, uma vez que eles começaram a perceber que o domínio de seus produtos e estoques gera um aumento no lucro. Com um universo de 262 supermercados participantes, sendo 16% deles do Nordeste, a entidade avaliou que o principal motivo das perdas continua sendo a quebra operacional, uma situação que pode ser revertida. Segundo Adalberto, a prevenção e o conhecimento do negócio são a melhor forma de evitar as perdas e aumentar a rentabilidade. “Isso é uma questão de sobrevivência. Um supermercado tem uma média de 3% de lucro líquido e um índice de perdas de cerca de 2%, o que representa grande parte do lucro. Com esses números a gente pode ter uma noção da importância da prevenção”, avalia. Nos supermercados Deskontão, do Grupo KarneKeijo, esse assunto é levado a sério. De acordo com a gerente da rede, Roberta Couceiro, as três unidades do atacarejo contam com variadas estratégias de redução de perdas, entre elas a manutenção de uma equipe que atua na elaboração de inventários diários de estoque e no controle dos produtos na prateleira. Além disso, alguns colaboradores atuam na redução das avarias, que são as perdas dos produtos. “Uma das coisas que acontece com freqüência é que pessoas pegam produtos da prateleira e depois, se decidem não levar, abandonam estes itens nos carrinhos. Quando isso acontece com um produto perecível, a exemplo de um frio, esse item corre o risco de estragar. Para prevenir este tipo de perda, estamos investindo em fiscalização. Esse é apenas uma das estratégias”, avalia a gerente. De acordo com Roberta, todo investimento em redução de perdas é válido, uma vez que essas ações têm como objetivo diminuir as despesas. “Em um mercado tão competitivo, toda ação que venha minimizar os custos é válida. No caso das perdas, o que a gente deixa de perder pode ser revertido em lucro”, destaca. Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=220775