quarta-feira, agosto 17, 2011

Inteligência Competitiva

Neste ambiente globalizado altamente competitivo, incerto e marcado por altos custos para obtenção das informações necessárias à compreensão das intenções e capacidade de outros atores relevantes (concorrente), os empresários modernos lançaram mãos de vários instrumentos que pudessem reduzir tais custos, desde casamento e outras formas de alianças dinásticas, até o uso de serviços secretos (Serviço de Inteligência). A necessidade de conhecer é tão antiga que remota aos tempos de sua própria criação. É provável que, ainda na pré-história, tenha sentido essa necessidade, nos momentos em que lutava para expulsar os inimigos dos seus campos de caça e, assim, aumentar o seu êxito na sobrevivência humana.
Pode-se dizer que as origens de um serviço de inteligência com um mínimo de estrutura estão no Antigo Testamento. Deus diz a Moisés para que ele enviasse homens que “espiem” a terra de Canaã (atual Palestina), que seria dada aos filhos de Israel. Moisés imediatamente cumpre a ordem Divina, escolhendo um nobre em cada uma das doze tribos de seu povo. A esses “primeiros agentes do futuro MOSSAD” deu as seguintes instruções:
“Subi a montanha e vede que terra é e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se é pouco ou muito; e quais são as cidades em que habita, se em arraiais ou em fortalezas. Também qual é a terra, se é grossa ou magra”.
A Investigação Estratégica está ligada a Inteligência Competitiva e, por isso, há importância de sabermos suas origens e sua aplicabilidade nos tempos modernos. O foco é saber as mudanças mercadológicas e as atividades e fraquezas dos nossos concorrentes, podendo a empresa elaborar seu Planejamento Estratégico, garantindo assim, seu crescimento sustentável.
A Atividade de Inteligência, é uma atividade técnica e especializada, permanentemente exercida, com o objetivo de produzir conhecimento de interesse do usuário de qualquer nível, e proteger conhecimentos sensíveis, instalações e pessoal da empresa contra ações patrocinadas pelos serviços de inteligência da concorrência. Na nossa definição podemos através da ação dos verbos produzir e proteger, identificar os ramos da atividade de inteligência da empresa como sendo, INTELIGÊNCIA e CONTRA-INTELIGÊNCIA, respectivamente.
“É perdoável ser derrotado, mas nunca, ser surpreendido”. Frederico, O Grande.

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