sexta-feira, outubro 21, 2011

Gerenciamento de Crises e Prevenção

A tarefa de enfrentar situações de crise tem sido uma preocupação diária de todas as Empresas. Os gestores devem estar na vanguarda quanto à tarefa de solucionar problemas, assim, os conceitos de gerenciamento de crise têm-se convertido para muitos em uma “forma de vida”. As empresas estão expostas a situações externas e internas que deve enfrentar de forma rápida e eficaz. O gerenciamento de crise não é um mecanismo de regras, procedimentos e atividades. Consiste mais em uma linha de processos e passos bem calculados, com a finalidade de se antecipar à natureza complexa de cada crise, quer seja uma crise real, quer aquelas ainda em potencial. Há a necessidade de um sistema e de uma estrutura bem elaborada para ativar o plano de ação, que deve ser feito por um grupo competente de administradores de crise. A prevenção e a antecipação da crise são conceitos-chave e têm exercido uma grande influência na comissão de gerenciamento de crise. Também é necessário transformar os incidentes negativos e potencialmente perigosos de um caso em oportunidades para passar um fato de forma positiva para a empresa e sua missão. A forma de encarar uma crise é uma questão de atitude. Porém, é também um plano de ação muito prático e habilmente executado, que necessita de requisitos prévios, tais como treinamento e atitudes profissionais. Nosso êxito dependerá em grande parte do quanto estamos preparados para enfrentar tais situações. Todos devemos nos perguntar: O que necessitamos fazer a fim de estar melhor preparados? Que situações de crise em potencial podem ser identificadas e discutidas, de maneira que a realidade possa ser enfrentada com êxito? Que estrutura deve ser estabelecida como a melhor para a nossa situação, em particular, onde quer que estejamos?