terça-feira, dezembro 18, 2012

Teoria e dicas contra Fraudes empresariais

Teoria Geral da Fraude e Fatores Psicológicos Como acontece na maioria dos crimes, as fraudes podem ser explicadas pela coexistência de três fatores primários: 1 - A existência de golpistas motivados. 2 - A disponibilidade de vítimas adequadas e vulneráveis. 3 - A ausência de regras, "guardas" ou controladores eficazes. No caso específico do Brasil (mas podem acreditar que vale, por uma razão ou outra, também para muitos outros países, inclusive do “primeiro mundo”) isso se concretiza, gerando um ambiente propício as fraudes, principalmente em função dos seguintes fatores e condições concomitantes: 1 - Existência de Golpistas Motivados: carência de alternativas para determinadas classes sociais, ineficiência das leis, incerteza da pena, incerteza jurídica, sistema financeiro evoluído, existência de inúmeras oportunidades, pouca fiscalização, pouca organização das autoridades em nível nacional, desrespeito as leis encarado como comportamento comum (inclusive em função dos exemplos em nível de governo). 2 - Disponibilidade de vítimas adequadas e vulneráveis: pouca informação e divulgação preventivas, necessidade em muitos setores (capital nas empresas, crédito nas classes baixas...), ignorância e ingenuidade difusas, ganância come valor cultural difuso, desrespeito as leis encarado como comportamento comum (inclusive em função dos exemplos em nível de governo). 3 - Ausência de regras, "guardas" ou controladores eficazes: percepção do problema como não prioritário, despreparo e pouco treinamento específico das autoridades de polícia, escassa coordenação em nível nacional de ações contra fraudadores, falta de leis específicas e pouca clareza em algumas das existentes, falta de organismos dedicados à luta contra estes fenômenos. Como suspeitar de uma fraude em sua empresa ou no seu setor : Excesso de cheques cancelados. Solicitação de assinaturas sempre urgentes e de última hora. Processos já pagos, no arquivo morto, com falta de documentação.Controles sempre atrasados. Muitas reclamações de clientes sobre pagamentos já efetuados. Entulho nos cantos do terreno da fábrica, que pode ter sido trazido pelos caminhos de recolhimento de sucata. Caixas ou peças fora do local próprio de armazenamento, que numa contagem física dos estoques podem não ser consideradas. Etiquetas de identificação e movimentação de materiais com muitas rasuras e acertos. Fornecedores alegando recebimentos em duplicidade. Devoluções de clientes por defeito ou falta de mercadoria Muitos vales e adiantamentos no caixa. Muitos cheques no caixa a depositar. Muitos pedidos de reforço de caixa, indicando grande válvula de possíveis saídas irregulares. Volume excessivo de conferências e lançamentos que se arrastam no tempo. Pessoal propondo soluções muito rápidas para problemas sérios e delicados. Volume de cheques de terceiros devolvidos, podendo estar vinculado a possíveis trocas de cheques. Procrastinação na verificação das verdades em quaisquer áreas. Afirmações e queixas dos empregados que os serviços de auditoria emperram o expediente normal de trabalho. Tentar simplificar controles, onde eles são realmente importantes. Alegar falta de pessoal disponível para análises e levantamentos. Caixas, com produtos, abertas e relacradas. Pessoas que se opõem a levantamentos, alterações de procedimentos, modificações de directrizes e outras transformações.