segunda-feira, março 18, 2013

Segue algumas dicas para o gestor responsável pela segurança de um evento

Não podemos esquecer que em um evento a segurança é um fator essencial no planejamento, por isso todos os itens relacionados com a segurança devem ser checados para que ninguém presente corra riscos, a proteção do público e também da área e de responsabilidade o gestor de segurança ou da empresa contratada;

- Todos os profissionais envolvidos deve saber que um evento precisa ser planejado com antecedência;

- Ao definir a equipe de segurança, é essencial checar as referencias dos profissionais que serão contratados;

- A equipe de segurança deve estar preparada e treinada para lidar com o público-alvo do evento;

- os seguranças devem saber exatamente como devem se portar diante das mais adversas situações, agindo conforme as instruções passadas por você e sempre respeitando as normas de cada evento;

- Uma boa equipe de seguranças deve estar preparada para atuar sob várias circunstâncias;

- O treinamento dos seguranças é fundamental , de modo que eles saibam como agir civilizadamente e sem exageros, mesmo quando houver alguém descontrolado e que ameace os outros participantes do evento;

Outro detalhe importantíssimo a daquele estereótipo do segurança, um homem enorme e forte com cara de mal é a primeira é coisa do passado . utilizando o slogan da Empresa Marconi&Associados “ Segurança não é força é estratégia” resume muito bem nossa realidade, o treinamento do profissional é ferramenta crucial no bom andamento do evento, o segurança deve estar preparado não só para situações como a remoção de pessoas à força, mas também para fornecer informações para quem chega ao local, entre outras funções. Há até casos em que os seguranças podem auxiliar em primeiros socorros, se alguém desmaiar no evento, por exemplo.

Finalizando o assunto a segurança em eventos também consiste em vários detalhes, como a infraestrutura do local escolhido para sediar o evento em questão.Você deve informar e se for o caso não pode permitir que o cliente faça um evento em um lugar que não tenha capacidade para comportar o número de pessoas estimadas ou que o lugar funcione irregularmente devido a falhas na parte elétrica, na arquitetura do local ou qualquer outro problema que coloque em risco a vida das pessoas.


Siderley Lima, é consultor de segurança, formado em Gestão de Segurança,
Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra,
colaborador do CONSEG Alphaville.
colunista do jornal Viva Cidade,
Possui artigos publicados no Jornal da Segurança,
Revista Security,
Revista Blindagem& Segurança e Revista Segurança & Cia de circulação nacional;
Idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/;
Colunista do site www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança;
Palestrante, Proprietário da CS3 Consultoria e Assessoria em Segurança patrimonial; coordenador do curso de formação de instrutor de armamento e tiro.
Autor do Livro “ Manual Básico do Instrutor de Armamento e tiro.

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