Como
todo relacionamento, o contato entre as áreas de Controles Internos (Auditoria e
Compliance), Tecnologia da Informação (TI) e Jurídico sempre gera certos
conflitos, mesmo porque, são pontos de vista diferentes, porém como o Objetivo é
sempre único, os resultados que são gerados de trabalhos desenvolvidos com a
parceria das três áreas é sempre o melhor, seja do desenvolvimento de um Sistema
Integrado para toda a Empresa, Grupo ou Instituição ou mesmo até na revisão de
processos em quaisquer que sejam as áreas.
Como o passar dos anos e os desenvolvimentos
tecnológicos percebemos que as tarefas e processos são cada vez mais
automatizados, sejam por equipamentos, sistemas ou uso de ambos, porém somente
com a integração dessas áreas as empresas conseguem o resultado
desejado.
A exemplo do
desenvolvimento de complexos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) onde
as informações de clientes e fornecedores são compartilhadas dentre as mais
variadas áreas de uma empresa, precisamos sempre que as referidas áreas realizem
várias reuniões entre si e com as outras áreas para que além de estruturar o
sistema para que o mesmo atenda a toda a empresa ele também esteja de acordo com
as Normas Internas, Leis (no que diz respeito o uso de informações) seja um
sistema rápido e seguro.
O que
percebemos é a existência da seguinte fórmula:
Resultado =
Segurança + Agilidade + Qualidade
Tal fórmula é
uma realidade em qualquer tarefa, pois na falha de um dos itens da operação o
Resultado não é o desejado, podendo assim acarretar a perdas tangíveis e
intangíveis.
As perdas que
podemos chamar de tangíveis estão relacionadas a processos lentos, falhas
operacionais, falta de informação ou mesmo descontrole de acesso sobre a mesma
informação e até mesmo fraudes.
Já como perda
intangível podemos mencionar os danos a imagem da empresa, danos estes que podem
ser devastadores e colocar em risco toda uma trajetória de sucesso, pois
dependendo do problema gerado seu cliente (interno ou externo) ou mesmo
fornecedor pode colocar em dúvida a confiabilidade e credibilidade de sua
operação, gerando assim perdas incalculáveis.
É então, por
estes motivos que a troca de informações das referidas áreas deve ser cada vez
mais sólida, gerando transparência em todas as tomadas de decisão, pois em
qualquer que seja o momento no desenvolvimento de um projeto, uma ação incorreta
ou mesmo a falta de determinada ação pode colocar em risco todo o projeto, o que
irá gerar mais e mais manutenções, estas sendo por si só perdas a
empresa.
Autor: Gilberto
Quintanilha Júnior - Especialista em Prevenção de Perdas com vasta experiência
em grandes varejistas brasileiros. Autor de diversos artigos sobre o
assunto.
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