quarta-feira, fevereiro 15, 2012

O PAPEL DO SUPERVISOR

O supervisor deve liderar pessoas e fazer gestão diária dos processos, devendo ser recrutado e treinado com esse objetivo. É desejável que tenha conhecimento técnico da área onde atua, mas é mandatório que tenha perfil para liderança e gestão. É fundamental que o Supervisor “goste de gente”, pois ele é a liderança mais próxima do empregado. Ele, aos olhos do empregado é a própria imagem da Empresa. É o Supervisor que deve assegurar que ocorra alinhamento entre os valores pessoais dos empregados de sua equipe e a Visão, a Missão e os Valores da Empresa. É ele que pode identificar as fraquezas a serem corrigidas nas equipes e é ele quem pode identificar precocemente os talentos dentre a massa de empregados para que possam ser lapidados. O Supervisor deve garantir a capacitação de sua equipe buscando os treinamentos de acordo com a necessidade individual do empregado. É o Supervisor que checa e garante que a sua equipe tenha as habilitações técnicas necessárias para o correto desenvolvimento dos trabalhos. A gestão diária dos processos é responsabilidade do Supervisor bem como a utilização eficaz dos recursos disponíveis. Um ponto de atenção importante na gestão diária é a administração das prioridades e urgências. Essa administração exige a prática do “senso de urgência”. É necessário que o Supervisor conheça fundamentos de planejamento e tomada de decisão. É o Supervisor o responsável pela avaliação de desempenho dos empregados ligados à Supervisão. Existem estudos indicando que parte dos problemas nas empresas pode ocorrer não apenas por falta de normas técnicas ou padrões gerenciais, mas também pelo descumprimento dessas normas e padrões, ou seja, os problemas podem ser gerados pelo comportamento inadequado das pessoas. Considerando que a verificação do cumprimento dos procedimentos técnicos e a fiscalização da execução de tarefas são atividades realizadas dentro da Supervisão, devemos analisar o risco e a criticidade dessas atividades e considerar a utilização de inspetores ligados à Supervisão que façam essa fiscalização em campo. Segundo Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009): “Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo. Quem não bate metas não é bom líder. Se ser um bom líder é conseguir resultados por meio das pessoas, então a pessoa do líder deve investir parte substancial de seu tempo no desenvolvimento de sua equipe.” Entendendo o Supervisor como sendo o primeiro nível de liderança da Empresa, podemos considerar para ele a Agenda do Líder proposta por Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009): LIDERAR COM O TIME 1 - Recrutar; 2 - Treinar; 3 - Inspirar; 4 - Fazer coaching (são atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento); 5 - Promover a meritocracia; 6 - Tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam; 7 - Fazer uma avaliação de desempenho honesta e construtiva; 8 - Demitir quando preciso for; 9 - Ter um sistema de incentivos alinhados com metas. LIDERAR FAZENDO CERTO 1 - Promover cultura única; 2 - Cultura de alto desempenho; 3 - Cultura de fatos e dados; 4 - Cultura de honestidade intelectual; 5 - Cultura de enfrentamento dos fatos; 6 - Alinhamento com os valores da empresa. LIDERAR É ALCANÇAR METAS 1 - Atribuir metas baseadas em lacunas; 2 - Promover o domínio do método pela equipe; 3 - Promover a aquisição de conhecimento técnico do processo pela equipe. Falconi: “O Líder é o único agente de mudanças da organização. Não há outra opção”. Devemos pensar em possuir um time de Supervisores alinhados com os Valores e o Pensamento Estratégico da Empresa, capacitados para liderar e influenciar o comportamento das pessoas. Um líder tem seguidores e é disso que precisamos. Magna Fernandes Segurança, Inteligência e Investigação Companhia Siderúrgica Nacional Companhia Metalúrgica Prada magna.fernandes@csn.com.br