Ramo da segurança que cuida dos interesses ligados à empresas públicas ou privadas, no que tange à proteção de seus recursos humanos e materiais e deve estar em consonância com a missão e valores da empresa, devendo também respeitar os limites éticos e legais impostos nas regiões em que atuam. " Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1
terça-feira, outubro 02, 2012
CASAIS: EDUCAÇÃO DE FILHOS Lucas 2.41-52
O que é uma pessoa educada? As vezes ouvimos comentários de alguém dizendo assim: "Fulano, fulana é educada!" Como reconhecemos uma pessoa educada? Você é uma pessoa educada?
Aonde a educação começa? Quem são os responsáveis pela educação dos filhos?
São vários e graves os problemas na família. A educação dos filhos é um deles. Sabe-se que muitas são as famílias que simplesmente transferem para a escola e a igreja a responsabilidade de educação dos filhos.
Um dos problemas que os pais costumam ter na educação de seus filhos é decidir quanto ao certo e o errado, isto é, deve-se ou não exigir isto, ou aquilo.
Jesus e sua família foram a Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa. Na época de Jesus a população de Jerusalém chegava a cerca de 70 mil habitantes, no período da páscoa este número dobrava. É possível aprender lições a respeito da educação que Jesus recebeu neste lar tão humilde.
1. Era uma educação com liberdade e limites.
Os pais de Jesus ficaram preocupados com o seu desaparecimento ali em Jerusalém e passaram a procurá-lo. Jesus possui uma responsabilidade ou dever de retornar ao convívio do lar. Seus pais lhe deram a liberdade de estar naquela festa, ele tinha que voltar para casa e não o fez.
É bom lembrar que desde o início da raça humana, Deus já apresentava este princípio de liberdade com limites. No Jardim do Éden, Adão e Eva possuíam uma liberdade quase total, mas Deus havia imposto um limite que era não comer do fruto da árvore.
O ser humano é livre, mas nem tudo o que ele fizer lhe trará benefícios e momentos de alegria. Por isso, o apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém..." (I Co 10.23)
Infelizmente alguns pais oferecem total liberdade aos seus filhos. Daí surge a libertinagem e alguns filhos acabam dominando seus pais. A Bíblia declara que não se deve retirar a disciplina da criança (Pv 23.13). Quando há necessidade de disciplina é porque os limites da liberdade foram desrespeitados. Portanto, a verdadeira educação precisa oferecer liberdade, mas deve estabelecer limites.
2. Era uma educação que objetiva um compromisso religioso.
A procura pelo menino Jesus levou cerca de 3 dias. Ao final deste período, Jesus é localizado no templo, dialogando com os doutores da lei. Ele não foi encontrado emalgum outro lugar impróprio, e declarou: "...me cumpria estar na casa de meu Pai". Isso revela que a educação que recebera era no sentido de infundir em sua mente os verdadeiros princípios bíblicos.
Ana e Elcana procuraram educar seu filho Samuel sempre no templo, perto do Sacerdote Eli (I Sm 2.11, 21 e 28).
Uma educação bíblica, coerente e equilibrada precisa proporcionar uma formação cujo compromisso maior é com o reino de Deus. É despertar nos filhos o interesse pelas coisas de Deus. Para isso os pais devem amar a igreja e respeitar seus líderes. Há indivíduos que falam tão mal da igreja e mesmo assim querem que seus filhos a freqüentem.
3. Era uma educação que possuía a marca do diálogo.
Está claro no v.46 que Jesus estabeleceu um diálogo com os mestres ali presentes. "Ouvindo-os e interrogando-os". Onde será que Jesus aprendeu isso? É lógico que foi com sua família. Mesmo após ter encontrado Jesus, os seus pais estabeleceram uma conversa com ele (v.48, 49).
Muitos pais utilizam palavras impróprias com seus filhos, com agressões e ameaças, mentiras, xingamentos, apelidos, piadas, etc e marcam seus filhos profundamente.
Para que exista uma boa comunicação na família é necessário uma boa administração do tempo. Os pais devem gastar mais tempo com seus filhos. O relacionamento entre pais e filhos não é composto só de regras ou palavras, mas de um envolvimento entre eles.
Aqui percebe-se a presença do pai e da mãe dialogando com o filho. O casal unido enfrentou o problema do desaparecimento do filho. Disto aprende-se que a responsabilidade quanto ao cuidado com os filhos recai sobre o casal.
4. Era uma educação que atinge a pessoa integralmente.
O texto termina afirmando que: "Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." (v.52). Isto comprova que a educação que recebera atingia todas as áreas de sua vida. Mexeu com todo o seu ser.
Sabedoria - Aqui está a referência ao seu desenvolvimento intelectual, ou seja, a sua identidade.
Estatura - Jesus se desenvolveu fisicamente, pois era pessoa que caminhava muito, trabalhava num serviço muito pesado na carpintaria de seu pai.
Graça - Este é o principal resultado da educação que recebeu, pois a sua vida espiritual era intensa e repleta de comunhão com Deus. Durante toda a sua caminhada terrena demonstrou desejo de estar junto ao Pai, gastando tempo para falar com Ele por meio da oração.
Social - O versículo expressa que Jesus desenvolveu-se diante de Deus e dos homens. Isso mostra que Jesus desenvolveu junto com o povo, nos lares, praças, ruas, nas praias, no mar, nas festas de casamento; sempre envolveu-se com pessoas e estava acompanhado de multidões. Possuía amigos. E os seus filhos, você conhece os amigos dele?
Quantos estão oferecendo só uma educação intelectual para os seus filhos. Mas, deixando as outras áreas de sua formação a desejar.