sexta-feira, julho 26, 2013

Qual é o Elo mais fraco da Corrente em se tratando da Segurança Privada?

Caros colegas,

O texto abaixo é a introdução de um artigo escrito pelo Sr. José Augusto Wanderley, publicado no site "Administradores". E, além de compartilhar com os senhores, gostaria de trazer para a nossa realidade e saber: Qual é o Elo mais fraco da Corrente em se tratando da Segurança Privada?

É a falta de profissionais realmente capacitados e/ou comprometidos? A falta de planejamento e/ou investimento? De reconhecimento (monetário e pessoal, devido ao risco de determinadas funções)? As Leis obsoletas para a realidade atual?...
Por favor, deem vossas opiniões!

"De acordo com Peter Drucker, “O dever fundamental da Administração é tornar possível às pessoas o trabalho conjunto, dando a elas objetivos comuns, valores comuns, a estrutura certa e o treinamento e desenvolvimento de que elas precisam para reagir e atuar sobre as mudanças”. E o sucesso de um administrador, no exercício da sua profissão, vai depender daquilo que é conhecido como o elo mais fraco. Vejamos o que isto quer dizer.

Para começar, vamos lembrar de Aquiles, o herói da mitologia grega, que não obstante todas as suas qualidades e poder, não resistiu a uma flechada no calcanhar. Portanto, para Aquiles o elo mais fraco de era o calcanhar. E no caso de Zinedine Zidane, jogador de futebol da seleção francesa, qual foi o elo mais fraco? Na Copa do Mundo de Futebol de 2006, Zidane tinha um sonho, ser campeão do mundo. Era super competente, pois já havia sido eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA mais de uma vez. Estava extremamente motivado, inclusive por ser aquela a última Copa de que participaria, e nada melhor do que sair como campeão. Mas apesar de tudo isto, Zidane não foi campeão do mundo. E qual foi o elo mais fraco? Zidane foi provocado por um jogador italiano, acabou dando uma cabeçada no jogador adversário e foi expulso do jogo. Para Zidane, o elo mais fraco foi seu estado mental e emocional.

O sucesso portanto, depende de todos os elos da corrente, mas uma pessoa só vai até onde o elo mais fraco permite ir. Mas o conceito de elo mais fraco também se aplica a estratégias, processos e estruturas. No PERT (Program Evaluation and Review Technique), por exemplo, corresponde ao caminho crítico e numa linha de produção ao ponto de estrangulamento. E quando Napoleão Bonaparte invadiu a Rússia, qual foi o elo mais fraco para Napoleão? Não estar preparado para o inverno. O elo mais fraco é aquilo que pode botar tudo a perder."

Abraço,
Edson Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário