segunda-feira, novembro 12, 2012

Competências Sociais

Nossas características e nossas atitudes individuais estão impregnadas de trocas de experiências com o coletivo, ou seja, mesmo que nossas atitudes, enquanto seres humanos, sempre sejam muito particulares, conforme percebemos e por tudo que aprendemos ao decorrer de nossas vidas, temos que estar abertos ao novo, ao conjunto e a novas maneiras de pensarmos e nos relacionarmos com o coletivo, pois coexistimos em sociedade, construimos assim nossas relações com o coletivo. Temos que entender qual é nosso papel neste contexto, o que devemos saber para identificar nossas habilidades e competências sociais para podermos fazer profundas mudanças, não somente administrá-las, mas, mais importante é saber liderar, orientar e clarificar As habilidades sociais correspondem à nossa rede de relacionamentos, nas trocas pessoais e naquilo que aprendemos com elas, como construí-las, mantê-las ou destruí-las; as nossas relações e as pessoas precisam não apenas de competências técnicas, de inteligência ou de alta qualificação, mas também de competências emocionais e sociais. O Comportamento das pessoas é determinado por uma parte genética e uma parte gerada conforme o ambiente em que se desenvolvem, em que nosso aprendizado e a nossa cognição está ligada a fatores sociais externos onde nós nos adaptamos às demandas do contexto (da circunstância que provoca determinada ação ou comportamento). Durante nosso roteiro a caminho de nossas necessidades, nós vamos aprendendo e nos ajustando a nossa forma de nos relacionarmos e convivermos com as outras pessoas. Assim como as competências emocionais e sociais melhoram nossa qualidade de vida, nossa produtividade, nossa saúde, nossa realização profissional, como também a qualidade de nossos relacionamentos interpessoais e profissionais, e nas relações expressas durante toda nossa vida. As nossas competências sociais correspondem a um ambiente mais complexo e vasto em nossas relações interpessoais, temos que expandir além da assertividade e é por isso que temos que usar as competências emocionais, já a competência social representa a expressão de um comportamento ou uma consequência de comportamentos em uma situação social em que vivemos, mas temos que saber que existem diferentes pessoas, diferentes ambientes e com isso teremos que ter diferentes formas de comportamentos sociais, isto é, temos que lidar de maneira adequada com as demandas das diferentes situações interpessoais, sempre sem perder a nossa ética e nossa moralidade assim não provocamos desempenhos sociais inadequados, gerando assim, menos conflitos interpessoais e no ambiente que nós dividimos. Para finalizar, temos que usar nossas competências emocionais e sociais para sermos capazes de dizer aos outros indivíduos aquilo que queremos de uma maneira adequada, sem que isso gere ansiedade em nós, nos outros e ao nosso redor, temos que pensar, sentir e nos expressarmos de uma forma apropriada e não podemos permitir que cognições erradas ou que não nos pertença impeça de atuarmos como gostaríamos. Por : Walker Modena - http://yarargdias.com.br/palestras.html